O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo rácemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento. As flores contêm seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas e longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas. Elas exalam um delicado aroma de rosas, e são atrativas para abelhas e mamangavas, que encarregam-se da polinização. A floração pode perdurar por todo o ano, mas é mais intensa na primavera e verão.
Os frutos são grandes cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos do abricó-de-macaco levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem.
Por este motivo, esta bela árvore não pode ser plantada em locais com circulação de pessoas e automóveis, como calçadas e ruas, assim como pequenos jardins residenciais. Sua beleza deve ser admirada à distância, geralmente em parques, jardins botânicos, grandes jardins e fazendas. O porte do abricó-de-macaco também é respeitável, podendo chegar de 15 a 25 metros de altura, e até 35 metros em seu habitat natural. Seu crescimento é rápido e sua madeira é macia, por este motivo, ela necessita de tutoramento nos primeiros anos após o plantio.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor, a umidade e tolera o encharcamento. Nos primeiros anos é interessante proteger a muda do sol quente do meio-dia, da mesma forma como ela estaria sendo protegida pelas copas das árvores na floresta. A florações surgem a partir do quinto ano. Multiplica-se por sementes.
Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.
meu primeiro contato com essa exuberante arvore foi nos jardins do Mam -Rj soube que Burle Marx usou muito esta arvore em seus paisagismos
Maravilha dos tropicos !
Eu sempre pego as flores e faço arranjos em vaso eu acho que fica muito bonito .
Fazendo caminhada junto a Praça da Assembleia legislativa de Minas Gerais, próximo ao centro de Belo Horizonte, eu minha esposa, tivemos oportunidade de conhecer esta linda árvore, que se encontrava florida.
Passamos a fazer paradas técnicas, para aprecia-la.
Perguntamos aos jardineiros o seu nome, no que não obtivemos resposta.
Como temos uma grande área verde, solicitamos que se possível, nos dessem uma fruta dela, para tiramos sementes.
Mas como soube nos dar o nome da mesma, comecei a pesquisar no Google, e encontrei toda esta informação aqui postada.
Vamos fazer uso das instruções de plantio.
Talvez não consiga ver a arvore adulta e florida, mas darei oportunidades a outros de ver a sua beleza.
Raquel patro,
Agradecemos pela transferência de seus conhecimentos.
Geraldo e Terezinha.
Conheci esta linda arvore quando estive no aterro do Flamengo, e consegui obter uma bola que esaqtva no chao. Plantei as sementes e consegui muitas mudas! Hoje elas estao em Ilhabela, plantadas no solo , no meio de outras arvores. Acredito que mais dois anos teremos as flores!
Tive a oportunidade de conhecer esta magnífica árvore florida nos campus da Unifor-Universidade de Fortaleza aqui no Ceará. Fiquei encantada com suas belas e perfumadas flores. Até colhi algumas pétalas caídas, pensando num banho, mas tive receio de não serem propícias. Então deixei-as num vaso de vidro a perfumar meu quarto e tive uma maravilha noite de sono e bons sonhos!!!
Conheci essa árvore na Praça de Casa Forte, em Recife(PE). Um cheiro maravilhoso e de grande porte. Muito linda. Descobri hoje, numa página “Árvore Viva”, que o nome é Abricó-de-macaco. Aqui em minha região ninguém soube informar o nome.
Gostaria de saber, se possível, se seria apropriada para a serra e como plantá-la.
Parabéns pela página.
Tive o prazer de conhecer essa linda árvore no centro de Águas de Lindoia, ficamos encantados e curiosos para saber o nome, hoje ao contar aos colegas de trabalho fiz uma nova pesquisa e achei enfim seu nome que procuramos tanto e não encontramos. Muito feliz.
Tive a felicidade de conhecer essa árvore maravilhosa no Rio de Janeiro, há muitos anos, numa das ruas laterais do Maracanã e foi paixão à primeira vista. Nunca mais tinha visto, mas ela não me saía da memória, até que pude rever nos jardins do MAM e também em Belo Horizonte, numa das ruas da Pampulha. Fico tão, mas tão encantada quando estou perto de uma, que parece sonho.. Gostei muito de encontrar o Abricó de Macaco aqui. Trouxe mais alegria para o meu dia!
ABRICO DE MACACO – Arvore simplesmente espetacular quando florida mais ainda. Plantei à quatro anos duas mudas com um metro de altura, hoje esta com mais de 12metros, estou aquardando os frutos e flores, estou situado no norte do Parana, região de Londrina, pergunto: com qual idade esta arvore começa a produzir flores e frutos, alguem pode informar-me, ficarei muito grato pela informação meu Email : adolfo.sonnberger@hotmail.com