Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis

O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo rácemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento. As flores contêm seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas e longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas. Elas exalam um delicado aroma de rosas, e são atrativas para abelhas e mamangavas, que encarregam-se da polinização. A floração pode perdurar por todo o ano, mas é mais intensa na primavera e verão.

Os frutos são grandes cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos do abricó-de-macaco levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem.

Por este motivo, esta bela árvore não pode ser plantada em locais com circulação de pessoas e automóveis, como calçadas e ruas, assim como pequenos jardins residenciais. Sua beleza deve ser admirada à distância, geralmente em parques, jardins botânicos, grandes jardins e fazendas. O porte do abricó-de-macaco também é respeitável, podendo chegar de 15 a 25 metros de altura, e até 35 metros em seu habitat natural. Seu crescimento é rápido e sua madeira é macia, por este motivo, ela necessita de tutoramento nos primeiros anos após o plantio.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor, a umidade e tolera o encharcamento. Nos primeiros anos é interessante proteger a muda do sol quente do meio-dia, da mesma forma como ela estaria sendo protegida pelas copas das árvores na floresta. A florações surgem a partir do quinto ano. Multiplica-se por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

4 comments on “Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis

  1. Fazendo caminhada junto a Praça da Assembleia legislativa de Minas Gerais, próximo ao centro de Belo Horizonte, eu minha esposa, tivemos oportunidade de conhecer esta linda árvore, que se encontrava florida.

    Passamos a fazer paradas técnicas, para aprecia-la.

    Perguntamos aos jardineiros o seu nome, no que não obtivemos resposta.

    Como temos uma grande área verde, solicitamos que se possível, nos dessem uma fruta dela, para tiramos sementes.

    Mas como soube nos dar o nome da mesma, comecei a pesquisar no Google, e encontrei toda esta informação aqui postada.

    Vamos fazer uso das instruções de plantio.

    Talvez não consiga ver a arvore adulta e florida, mas darei oportunidades a outros de ver a sua beleza.

    Raquel patro,

    Agradecemos pela transferência de seus conhecimentos.

    Geraldo e Terezinha.

  2. Conheci esta linda arvore quando estive no aterro do Flamengo, e consegui obter uma bola que esaqtva no chao. Plantei as sementes e consegui muitas mudas! Hoje elas estao em Ilhabela, plantadas no solo , no meio de outras arvores. Acredito que mais dois anos teremos as flores!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *