Lírio-da-paz amarelando

Lírio-da-paz gosta de luz! Foto de Dinesh Valke
Lírio-da-paz gosta de luz!
Foto de Dinesh Valke

Pergunta: Tenho um vaso com lírio-da-paz que, após muito tempo sem flor, começou a apresentar amarelamento das folhas tanto novas como as mais antigas. Aparentemente não consegui ver nenhuma presença de “bichinhos”, mas fiquei preocupada. Retirei as folhas amarelas e borrifei calda bordalesa. Até o momento, não surgiram mais folhas amarelas. Peço orientação. Grata – Marcia

Resposta: Cara Marcia, o normal para o lírio-da-paz é ter flores quase o ano todo. Depontando uma aqui e uma ali. Provavelmente seu lírio está bastante fraco, por estar a tanto tempo sem florescer. Há três principais razões que acredito estejam afetando a sua planta.

A primeira e mais importante (e também a mais comum) é a falta de luz. Os lírios-da-paz sobrevivem na sombra, mas não podem ficar nesta situação por muito tempo. O primeiro sinal é as flores que ficam verdes e depois a planta pára de florir, mesmo que as folhas adquiram um verde bem escuro e bonito. Tente encontrar um local mais iluminado para ele, seja mais próximo de uma janela, ou até mesmo na área externa, em uma varanda ou corredor iluminado. Ele não deve, no entanto, receber luz solar direta entre às 10 e às 17 horas.

A segunda razão é a adubação. Para que uma planta floresça é importante que esteja bem nutrida. Procure fertilizá-la com uma mistura de húmus de minhoca, farinha de ossos e torta de mamona, ou NPK 10-10-10. Siga a recomendação do fabricante quanto à dose (de acordo com o tamanho do vaso).

A terceira razão é o transplante. Com o tempo, o substrato do vaso se esgota, assim como o espaço para o desenvolvimento das raízes. Compre um vaso maior que o atual e efetue o transplante, trocando o substrato antigo por um novinho e fresco, composto de terra vegetal.

Não faça tudo isso de uma vez, pois o excesso irá matar a planta. Inicie colocando a planta em local mais iluminado, uma a duas semanas depois, faça a adubação e apenas um mês depois efetue o transplante. Só passe para a fase seguinte se a planta der sinais de melhora. Após o transplante ela tende a decair um pouco, pois suas raízes foram machucadas no processo, mas logo seu lírio se recupera.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Lírio-da-paz amarelando

  1. Tenho Lírios da Paz numa floreira retangular, na sombra, pedem muita água e adoram uma chuveirada nas folhas , assim elas não ficam com as pontas ressecadas ! Já usei adubação NPK, depois Húmus de minhoca, sempre dando um tempo entre as adubações. E é necessário de vez em quando fazer podas de limpeza. Nunca pegou nenhum tipo de fungo, praga, nada. Muito resistente essa planta !

Os comentários estão fechados.