1. Faça uma limpeza nos canteiros de flores anuais. Muitas floríferas anuais já terminaram o seu ciclo de florescimento a esta altura do ano. Assim, este é o momento para arrancá-las e limpar os canteiros, prevenindo o aparecimento de pragas e doenças no jardim. Se você acha que as plantas ainda estão em boas condições, uma boa poda de limpeza, que remova flores velhas, pode ser o suficiente para estimular mais uma floração.

3. Limpe seu jardim O outono é uma boa época para podas de limpeza. Assim, inspecione arbustos e árvores e busque por ramos mortos e doentes. Mas tenha cuidado e atenha-se a estes ramos apenas. Podar além disso, irá estimular novas brotações, o que não é interessante para o período.
4. Analise seu solo Ao contrário do que se pode pensar, os testes de solo costumam ser muito baratos. Aproveite o período e colete uma boa amostra de solo do seu jardim. Encaminhe para o laboratório mais próximo, que pode ser da universidade, dos órgãos de extensão rural ou particulares. Com o resultado em mãos, não perca tempo e vá logo seguindo a recomendação, principalmente quanto à calagem e acréscimo de matéria orgânica. Assim, seu jardim estará com o pH equilibrado para a chegada da primavera, já que o calcário demora alguns meses para neutralizar a acidez.
5. Fertilize Há quem diga que não se deve fertilizar as plantas no outono. No entanto, o que devemos evitar são os adubos ricos em nitrogênio, que estimulam o crescimento de novas folhas. Ao invés disso, concentre-se nas raízes. Adube com fertilizantes ricos em fósforo e potássio, fortalecendo raízes e caules, antes da chegada do inverno.
6. Adicione composto ao solo Adicionar composto orgânico agora é uma excelente opção, principalmente para os solos mais podres e em locais onde o inverno não é excessivamente úmido. O composto adicionado agora dura mais tempo, além disso, ele eleva a temperatura do solo, incrementa a fertilidade e protege as raízes contra o frio. Evite adicionar muito composto agora se o seu jardim tende a ficar muito úmido no inverno e suscetível a doenças fúngicas e ataques de lesmas.

8. Alimente os pássaros e abelhas Se você é apicultor, sabe que as abelhas vão ter menos alimento a partir de agora. Faça sua última colheita de mel e alimente-as com um substituto adequado. Da mesma forma, atraia as aves para o seu jardim, fornecendo alimento para elas nesta época, onde néctar, frutas frescas e sementes podem começar a rarear.
9. Plante árvores e arbustos dando às plantas pelo menos seis semanas antes das temperaturas ficarem realmente baixas. Como o outono é mais ameno, elas tem menor chance de se desidratarem, e ainda tem um tempo favorável a um bom enraizamento antes do inverno. Efetue o transplante em dias frescos, preferencialmente nublados.
10. Rastele as folhas Mantenha o jardim arejado e limpo, rastelando o excesso de folhas. Essas podem ser realocadas sobre canteiros, onde a terra esteja exposta, agindo como cobertura morta. Ou podem ir para a pilha de compostagem, onde se transformarão em um excelente adubo natural. Remova completamente as folhas se o seu jardim for suscetível a lesmas e caracóis, assim como doenças fúngicas, como a ferrugem ou o oídio.
11. Colha os bulbos de verão (dálias, copos-de-leite-coloridos, etc) É hora de mexer nos bulbos e tubérculos, desenterrando, limpando e guardando os mesmos para o plantio na primavera. Guarde-os depois de limpos e secos à sombra, em local fresco, arejado, preferencialmente em saquinhos de papel pardo ou caixas de papelão. Inspecione quinzenalmente à procura de pragas e doenças. Evite amontoar muitos bulbos na mesma embalagem.
12. Reduza as regas No outono a necessidade de água é reduzida. Assim, vá acostumando as plantas, diminuindo gradativamente o volume de água das regas e espaçando a frequencia das regas. Desta forma elas tem tempo de se adaptar. Aproveite para fazer uma boa limpeza no seu sistema de irrigação.
13. Colha sementes, flores e ervas para desidratar As flores que foram polinizadas na primavera e verão estão provavelmente cheias de frutos. Aproveite a ocasião para colher as sementes e guardá-las bem identificadas para a próxima primavera. O outono é ideal para desidratar flores e ervas também. Corte os raminhos, junte em pequenos buquês e pendure-os de cabeça para baixo em local arejado. Em poucos dias estarão bem secos e prontos para guardar.

15. Cubra a piscina e espelhos d’água Jamais deixe água parada e exposta no jardim. Nessa época caem muitas folhas, que podem provocar a eutrofização dos cursos d’água, provocando mau cheiro e aspecto. Além disso é uma época importante no controle do mosquito da dengue. Se ainda for usar a piscina, siga tratando normalmente, caso contrário proteja-a com lona adequada e evite problemas futuros.
16. Compre plantas. O outono costuma ser a estação em que as floriculturas e garden centers fazem liquidações de seu estoque. Não deixe de conferir e aproveitar para comprar plantas que estejam em boas condições. Os preços costumam compensar.
Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.