12 Formas incríveis de utilizar vinagre no seu jardim (a última é genial!)

Foto de Mike Mozart

O vinagre está na moda. Ultimamente tem-se falado muito nos benefícios dele para a saúde e beleza. Eu mesma já aderi ao uso e estou colhendo benefícios (dá um brilho incrível quando aplicado nos cabelos durante o último enxague). Ele é rico em ácido acético, que é considerado um ácido fraco, excelente para equilibrar o pH em diversas situações, além de que, dependo de sua origem, pode ser rico em diversos nutrientes e substâncias ativas.

No jardim, não poderia ser diferente. O vinagre é de fácil acesso, barato, e pouco tóxico para os animais e as plantas, se comparado com os defensivos químicos conhecidos como herbicidas, inseticidas, lesmicidas e tantos outros “cidas” perigosos para o meio ambiente. Com receitas caseiras e de fácil aplicação podemos ter efeitos maravilhosos no cuidado com as plantas. Vamos conhecer?

Foto de Delventhal

1. Lave os vegetais recém colhidos da horta com uma mistura de uma colher de sopa de vinagre branco com um litro de água, não esquecendo de deixar os vegetais de molho na mistura por alguns minutos. O vinagre elimina muitas bactérias e mantém os vegetais frescos por mais tempo.

2. Limpe os vasos de terracota, eliminando aquelas manchas esbranquiçadas que teimam em acumular na superfície deste tipo de cerâmica. Essas manchas são precipitados de sal, cálcio, entre outros minerais que tem naturalmente no solo, na água das regas e nos adubos. Deixe-os vasos de molho em uma solução de 1/4 de vinagre, para 3/4 de água quente por cerca de uma hora.

Foto de Roger Ward
Foto de Didricks

3. Mantenha as flores de corte frescas por mais tempo. O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

4. Faça um repelente de formigas, misturando uma parte de água para uma parte de vinagre. Para as formigas, o olfato é um sentido primordial. Elas utilizam os cheiros não somente para encontrar alimentos, mas para se comunicarem umas com as outras. O vinagre atrapalha muito este sentido para elas, assim, elas preferem evitar os locais com o cheiro forte. Pulverize a mistura diretamente nas formigas, no olho do formigueiro, nos caminhos, nas muretas que delimitam os canteiros e até mesmo nas portas e janelas, dentro de casa, para mantê-las afastadas.

5. Quebre a dormência de sementes mais teimosas deixando-as de molho de um dia para o outro em uma solução de um litro de água, com algumas gotas de vinagre. Elas germinam mais rápido e de maneira mais uniforme. Essa técnica vai funcionar bem com hortaliças e cereais, mas pode ser mais difícil obter o efeito em sementes muito duras e cascudas de árvores e arbustos.

Foto de Katja Schulz

6. Faça armadilhas para moscas das frutas. O ácido acético, presente no vinagre, atrai as moscas das frutas, da mesma forma que as frutas maduras e em decomposição. Assim, você pode fazer armadilhas com uma solução com um litro de água, algumas colheres de vinagre de maçã e detergente líquido. Misture bem, coloque em garrafinhas abertas e pendure nas árvores frutíferas. As moscas atraídas ficam presas nas armadilhas e assim não colocam os ovos nos frutos.

7. Controle as Ervas Daninhas em caminhos de paralelepípedos, pedriscos e outros em que elas insistem em crescer. Faça uma mistura de quatro litros de vinagre branco, com um copo de sal e duas colher de sopa de sabão em pó. Com um pulverizador manual ataque as plantinhas por alguns dias seguidos, preferencialmente em dias não chuvosos. Tenha muito cuidado em não utilizar essa mistura em canteiros de flores e hortas, para não atingir as plantas úteis e não salinizar o solo do entorno.

Foto de Melissaroseb

8. Mantenha animais longe do seu jardim. Assim como as formigas, animais maiores como cães, gatos, roedores, etc não apreciam o cheiro do vinagre. Encharcar um pedaço de tecido absorvente em vinagre e espalhar estes panos nos limites do jardim, delimitando-o, pode funcionar bem para manter os bichos à distância. Mas é preciso re-encharcar regularmente os panos avinagrados, pois perdem o poder repelente com o passar do tempo.

9. Limpe as ferramentas de jardim. O vinagre vai remover a ferrugem e manter as empunhaduras de couro livres de mofo. Passe um pano umedecido em vinagre puro e veja os resultados. A limpeza rotineira feita dessa forma tem efeito ainda melhor.

Foto de Peter Stevens

10. Elimine lesmas e caramujos. Difíceis de combater, as lesmas e caramujos devoram rapidamente as folhas e flores das plantas. E lesmicidas químicos, em geral, são defensivos bastante tóxicos. Utilize armadilhas para atraí-los como pedaços de pão embebidos em leite, ou batatas cortadas em fatias sobre o solo, próximo às plantas afetadas. De manhã, faça a vistoria das armadilhas e acabe com as lesmas borrifando-as com vinagre puro ou uma mistura de metade água e metade vinagre. Cuide para não respingar a mistura sobre as plantas.

11. Obtenha um excelente efeito fungicida utilizando duas colheres de sopa de vinagre em um litro de chá de camomila. Pulverize sobre as plantas afetadas por mofos e outras doenças fúngicas.

Acima Azaléia, abaixo Hortênsia. Foto de brxo e Nacho, respectivamente.

12. Aumente a acidez do solo. Muito se ouve falar em reduzir a acidez do solo, com calcário e outras substâncias que aumentam o pH. Mas, tenha em mente que isso é uma regra geral, que serve para a grande maioria das plantas. Algumas entretanto, preferem solos ácidos, como azaléias, gardênias e rododendros, outras ainda só adquirem certas cores neste tipo de solo, como as hortênsias. Em solos alcalinos elas florescem cor-de-rosa, enquanto que em solos ácidos, você obterá flores azuis. Adicione um copo de vinagre a quatro litros de água e regue os canteiros dessas plantas exigentes.

Para você compartilhar no Pinterest

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.