Violeteira – Duranta erecta

A violeteira é um arbusto muito florífero, que facilmente atinge o porte arbóreo, entre 3 a 6 metros de altura. Seus ramos são muito ramificados, o que a torna apropriada para a formação de cercas vivas. As folhas da violeteira são pequenas, macias e com os bordos serrilhados; são verdes na espécie típica, mas podem ser variegadas ou douradas, como na variedade pingo-de-ouro.

As inflorescências longas e um tanto pendentes, contém numerosas flores que podem ser de coloração roxa, azul ou branca. A violeteira é uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes, pois apresenta rápido crescimento. Após a floração, que é intensa na primavera e verão, produz frutos esféricos, pequenos e amarelos, muito apreciados por pássaros.

Deve ser cultivada à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera a sombra parcial, mas é sensível à seca. Podas de formação deixam a planta mais compacta e com um formato bonito. Utilize sempre luvas para manipular a violeteira, pois os ramos podem ser espinhentos. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo