Vinca-pendente – Vinca major

A vinca-pendente é uma planta herbácea e perene, de ramagem prostrada, pubescente e seiva leitosa. Apresenta folhas ovaladas ou cordiformes, coriáceas, opostas e brilhantes, muito ornamentais, principalmente na cultivar variegada, de folhas com margens branco-creme. Suas flores têm cinco pétalas, são solitárias, axilares, de coloração roxo-azulada com o centro branco. A floração pode se estender por todo o ano, mas é mais abundante na primavera e verão. Ocorrem ainda cultivares de flores de cor branca e roxo escuro.

A vinca-pendente presta-se para a rápida formação de densas forrações em áreas semi-sombreadas, para controle da erosão e proteção de taludes por exemplo. Neste ambientes sombreados não floresce adequadamente, servindo apenas como forração. Ao contrário, em locais ensolarados, pode ser cultivada como florífera perene. É comum seu uso em jardineiras e vasos suspensos, e desta forma podemos apreciar melhor suas delicadas flores e folhagem pendente. Pode ser considerada invasora em algumas situações.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Não tolera o calor intenso, períodos de estiagem, nem o pisoteio. Apresenta baixa necessidade de manutenção, apenas adubações anuais e podas para a renovação da folhagem. Multiplica-se por sementes, estaquia ou divisão da ramagem enraizada.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *