Tumbérgia-arbustiva – Thunbergia erecta

Compartilhe:

A tumbérgia-arbustiva é uma planta ereta como o próprio nome diz. Ela apresenta folhas pequenas, opostas, verde-escuras e ovaladas. O caule é de textura lenhosa, marrom acinzentado e muito ramificado. Produz numerosas flores axilares, grandes e tubulares, de coloração azul com o centro amarelo, durante todo ano, mas principalmente na primavera e verão. Ocorre também uma cultivar de flores brancas com o centro amarelo. A floração perfumada atrai beija-flores, mamangavas e borboletas.

É um arbusto muito florífero, de porte médio, alcançando 2,5 m de altura, excelente para a formação de cercas vivas e renques junto a muros. No entanto, o aspecto mais compacto da planta só é obtido a pleno sol, com podas de formação. Também pode ser plantada isolada e é facilmente conduzida como trepadeira sobre suportes apropriados. Adapta-se a uma ampla faixa de clima, mas prefere o tropical e o subtropical. É uma planta versátil que pode se encaixar nos mais diversos estilos de jardins.

Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica. Aprecia regas regulares e adubações anuais, e é moderadamente tolerante à seca. Apesar de ter folhagem perene, comporta-se como decídua em locais de clima temperado, rebrotando com vigor na primavera. Multiplica-se por sementes, mas mais facilmente por estaquia.

Compartilhe:
Um comentário sobre “Tumbérgia-arbustiva – Thunbergia erecta
  1. Arlete Silveira Escobar disse:
    Estou criando uma cerca viva com esta espécie(tumbergia erecta).Utilizo como vasos ,canos de esgoto com boca de 150mm e com altura de 36,5cm,pois compro canos com 3m de comprimento divididos em 1,5m cada.Assim para ficar mais fácil,corto esse 1,5m em pedaços de aproximadamente 37,5cm,o que dá quatro vasos.Espero logo enviar uma foto com uma parte dessa cerca viva que estou compondo.Adorei essa planta,pois sua floração é constante e se adapta muito bem em solo adubado.

Conte-nos sobre sua experiência com esta espécie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Publicado em Diretório de Plantas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.