Trepadeira-mexicana – Senecio confusus

A trepadeira-mexicana, é uma liana muito graciosa e ornamental, ótima para jardineiros iniciantes pela facilidade de cultivo. Sua ramagem é muito ramificada, de textura semi-lenhosa e apresenta folhas cordiformes ou em seta, com margens serrilhadas e coloração verde-escura. As inflorescências são grandes, semelhantes a margaridas, com corola alaranjada e centro amarelo, que se torna vermelho com o passar do tempo. A floração se extende pelo ano todo em regiões quentes, mas é mais abundante na primavera.

Por sua rusticidade e rápido crescimento, a trepadeira-mexicana pode ser utilizada como anual também. É adequada para cobrir rapidamente suportes, como cercas, muros, treliças e esconder objetos no jardim, como entulhos por exemplo. O plantio junto à árvores ou palmeiras que sirvam de suporte cria um belíssimo efeito também. Seu porte não é muito avantajado, normalmente não cresce mais que 3 metros, o que a torna adequada mesmo para pequenos jardins. Atrai muitas borboletas.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares no início. Não é tolerante ao frio ou às geadas. Tolera a seca e as podas semestrais. Em clima temperado pode ser cultivada como anual. Multiplica-se facilmente por sementes, estaquia ou mergulhia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Lenira campos

    Sempre passava, de onibus, numa casa que estava para alugar e que tinha na sua cerca essa bela e vibrante trepadeira. Um dia desci do onibus so para pegar um galho. Peguei, plantei e pegou. Poucos dias depois alugaram a casa e cortaram toda a trepadeira. Fiquei muito triste, mas felizmentente eu tinha salvado uma parte dela! Hoje, agora ela esta ali linda e cheia de borboletas, que por incrivel que pareça são iguais as suas flores!