Sete-léguas – Podranea ricasoliana

A sete-léguas é uma trepadeira lenhosa, muito rústica e vigorosa. De crescimento rápido, apresenta ramos longos e ramificados, que podem chegar a 10 metros de comprimento. Suas folhas são compostas e de coloração verde-brilhante. As inflorescências são terminais, esparsas, formadas por flores grandes em forma de trombeta, perfumadas, de coloração rósea e com estrias avermelhadas. A floração ocorre durante o ano todo, mas é mais abundante na primavera e verão. Às vezes formam frutos, que são do tipo cápsula, longos e aplainados.

Por ser extremamente vigorosa, deve ser apoiada apenas sobre suportes fortes e grandes, como caramanchões, pérgolas, pórticos ou muros. Exige tutoramento inicial e amarrio, além de podas anuais no inverno, que controlam o crescimento da folhagem e estimulam uma floração mais intensa. Adapta-se muito bem ao litoral e fornece uma sombra valiosa nos dias mais quentes. São muito visitadas por mamangavas (Xylocopa sp).

As sete-léguas devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Apreciam o clima ameno e toleram pouco às geadas, perdendo a folhagem, mas rebrotando depois. Multiplicam-se por estaquia, mergulhia e mais raramente por sementes.

Categorias: Diretório de Plantas
Receba o Jardineiro.net no seu e-mail!


Ajude este site. Vote!
Eventos
  • 6ª Feira de Flores da Paraíba

    [caption id="attachment_15916" align="aligncenter" width="500"] Foto de Naoki Takehara[/caption]O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), promove de quinta-feira (8) a sábado (10) a 6ª edição da Feira de…
  • Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais

    [caption id="attachment_15913" align="aligncenter" width="500"] Foto de Virginia Sanderson[/caption] A Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais volta a ser realizada em Jaraguá do Sul. A Adori - Associação de Orquidofilia do Itapocu marcou a mostra…