Prateadinha – Chamaeranthemum venosum

A prateadinha é uma herbácea perene, de folhagem muito ornamental e aspecto compacto. Suas folhas são simples e pequenas, de formato elíptico-ovalado. Sua beleza está no grande contraste entre a cor de fundo das folhas, que é verde-escuro, e as nervuras que são prateadas. As flores podem ser brancas ou arroxeadas, são pequenas, discretas, delicadas e surgem em inflorescências eretas. A floração ocorre no verão e tem pouca importância ornamental.

Podemos plantar a prateadinha em vasos e jardineiras, em grupos ou em composições com outras plantas. Pode ser utilizada em canteiros ou como forração à meia-sombra, em substrato mantido úmido. Sua textura delicada e coloração particular, resultam em um belo efeito paisagístico, valorizando os projetos. É muito rústica também, exigindo pouca manutenção. Devido à sua facilidade de propagação pode ser considerada invasora em algumas situações.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno e não tolera geadas. A folhagem frágil não tolera o pisoteio. Multiplica-se facilmente por sementes e divisão das mudas que se formam próximas a planta mãe.

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Diretório de Plantas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã