Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia

Árvore símbolo do estado do Paraná, a araucária é reconhecida pela sua beleza, função ecológica e utilidade para o homem. Apesar de todas estas qualidades, é uma espécie em extinção. Seu porte é bastante grande, chegando aos 50 metros de altura. Diferencia-se de outros pinheiros pela sua estrutura em candelabro e pelos seus saborosos pinhões.

Quando jovem, torna-se excelente árvore de natal. Sua estrutura de candelabro vai se formando vagarosamente com o tempo. Os indivíduos podem ser machos ou fêmeas, não sendo hermafroditas como muitos outros pinheiros. As fêmeas produzem pinhas que amadurecem lentamente e são compostas de numerosos pinhões. Os pinhões são sementes grandes e servem de alimento para diversas espécies, entre aves, animais selvagens e domésticos, inclusive o homem. Sua madeira presta-se para os mais diversos feitios, não sendo dura. Esta espécie é indicada para o reflorestamento de toda a região sul.

Inicialmente devem ser cultivadas à meia-sombra, para um rápido crescimento e lentamente deve ser exposta ao sol pleno, como em condições naturais de floresta. O pinheiro-do-paraná é uma árvore exigente, vegeta em solos férteis e profundos e não se desenvolve bem em solos muito úmidos. Tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Mauro Gibo

    Tenho um bosque de Pinheiro-do-Parana plantados aqui na Provincia de Mie, Japao. O clima aqui na minha regiao e temperado caindo para -2 graus centigrados no inverno. De vez em quando neva porem os pinheiros resistem a neve sem sofrer danos. Plantei as sementes do pinheiro no ano 2.000, as plantas machos comecaram a florecer em 2013, as plantas femeas comecaram a florecer e produzir frutos pela primeira vez neste ano de 2015. Creio que meus pinheiros ja tenham uns 10 ou 12 metros de altura. O unico problema que encontrei em plantar pinheiros do Parana aqui nesta parte do mundo e que o solo e razo e a raiz principal nao consegue penetrar a camada dura do solo, portanto algumas arvores cairam com o vento forte, apos alguns anos de plantio, mesmo assim tenho umas 80 arvores frondosas.