Papo-de-peru – Aristolochia gigantea

Compartilhe:

O papo-de-perú é uma trepadeira vigorosa e de flores nada convencionais. Ela apresenta caule volúvel, lenhoso e ramificado, com casca espessa e sulcada. Suas folhas são simples, verdes, glabras, de disposição alternada e formato de coração, com nervuras marcadas. As flores são axilares, solitárias, pendentes e enormes. Elas apresentam perianto delicado e membranáceo, de coloração vermelha-escura a amarronzada (cor de fígado) e um intrincado desenho branco. A parte interna do perianto é tubular, branco-esverdeado, como um “papo”. As flores do papo-de-peru têm aspecto e coloração estranhas, além disso exalam um odor fétido para atrair seus polinizadores, as moscas. O florescimento ocorre da primavera ao outono.

A floração bizarra do papo-de-peru é seu principal atrativo, no entanto sua folhagem é bastante densa e bonita também. Esta espécie tem rápido crescimento e é adequada para cobrir cercas, caramanchões, treliças, arcos e telas, entre outros suportes. O mau-cheiro de suas flores não é forte, portanto esse não deve ser o motivo para rejeitá-la no paisagismo. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que seja oferecido suporte.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, o papo-de-peru não tolera frio intenso ou geadas. Aprecia adubações mensais na primavera e verão. Rústica, é resistente a maioria das pragas e doenças, mas pode ser atacada por lagartas. Tolerante a podas, que devem ser realizadas no inverno. Multiplica-se por estaquia e facilmente por sementes.

Compartilhe:

Alerta:

Ela pode se tornar invasiva, devido a facilidade de propagação e é considerada planta tóxica.

Um comentário sobre “Papo-de-peru – Aristolochia gigantea
  1. rosi disse:

    A extraordinaria presença Divina

    Conheci essa estranha porem extraordinaria flor a alguns anos, eu e minhas irmas brincavamos com suas flores. Eram utilizadas para as mais diversas coisas, mas o que eu mais curtia era confeccionar vestidos de festa para as bonecas. Fez parte de minha vida e está comigo até hoje, alegrando e chamando a atenção das pessoas por suas curiosas forma cor e tamanho!

Conte-nos sobre sua experiência com esta espécie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Publicado em Diretório de Plantas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.