Munguba – Pachira aquatica

A monguba é uma bela árvore tropical, de caule frondoso e copa arredondada, capaz de alcançar 18 metros de altura. Nas florestas tropicais podemos encontrá-la em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico “aquatica” provém desta característica. Apresenta folhas grandes e palmadas, dividas em 6 a 9 folíolos verdes e brilhantes. As flores são muito bonitas e perfumadas, com longos estames de extremidade rosada e base amarela. Os frutos grandes e compridos, semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes. As sementes da monguba podem ser consumidas torradas, fritas ou assadas, e até trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate, e diz-se que são muito saborosas.

As mongubas são árvores de excelente efeito decorativo, amplamente utilizadas na arborização urbana e rural. As plantas jovens envasadas são excelentes para ambientes internos bem iluminados. Os países asiáticos são importantes produtores e exportadores da planta nesta forma. Ela é disposta nos ambientes de acordo com o feng shui e a ela é atribuída reputação de atrair dinheiro e prosperidade. É conhecida como money tree ou árvore-do-dinheiro. Geralmente são vendidas plantas com três ou mais caules trançados para que formem apenas um tronco de aspecto decorativo.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com irrigações regulares, pelo menos até que alcance o porte adulto. Apesar de apreciar solos úmidos, pode-se cultivá-la em solos mais secos. Adapta-se a um ampla faixa climática, desde o calor equatorial até o frio subtropical. A falta de luminosidade acarreta o amarelamento das folhas. Multiplica-se por estaquia ou sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Sheila

    Trabalho na área de educação infantil e não conheço muito de árvores, mas eu amo plantas.Todos os dias vou para o ponto de ônibus e lá tem uma árvore muito linda e q eu ficava observando. Um dia caiu suas sementes e percebi q uma estava brotando, então eu e minha mãe recolhemos e colocamos na água, logo todas as sementes brotaram e colocamos em vasos com areia e começaram a crescer. Vou levar duas mudas p plantar na escola onde trabalho e as outras plantar no bairro. Comecei a pesquisar para saber mais sobre essa árvore que até então não sabia nada sobre ela, foram dias de procura, até que encontrei uma foto e reconheci pelas lindas flores. Foi muita alegria, agora sei o nome da árvore que me encantou.

  • julio mendes

    Aqui em floripa a arvore eh conhecida como pau de cerca porque ela se reproduz a partir de qualquer parte da arvore e os nativos usam a arvore para fazer cerca,. é soh passa o arame farpado e o pilar esta eternamente vivo sem custos e sem ferrugem do mar

  • julio mendes

    Esta planta é muito resistente. Não tenho muita experiência com plantas, mas fiz um enxerto em um caule cortado e o enxerto brotou e cresceu. Apenas usei esmalte de unhas para vedar a área de contato entre .as duas plantas. Assim evita-se crescimento de fungos ou doenças. Acrescento que quando jovens essas arvores gostam de meia sombra e agua. Também consegui trançar tres jovens plantas, mas elas estão demorando para crescer.
    Julio

  • Nadir pereira

    Na rua onde moro é arborizada com essa árvore. Infelizmente minha experiência com ela não é satisfatória. A raiz dela elimina qualquer planta mais mais frágil que tentamos plantar próximo a ela. Sempre que tento plantar, no início tudo vai bem, mas, com o tempo a planta começa a definhar, mesmo procedendo adubação regular. Ao retirar a planta o que se verifica é que a raiz está estrangulada pela raiz dessa poderosa árvore. A impressão que dá é que ela não convive com outras.