Morango – Fragaria vesca

 Fragaria vesca, Fragária, Frutilha, Morango-silvestre, Morangueiro, Morangueiro-bravo

Foto: Mako

Link patrocinado:

Compre sementes de Morango na Toca do Verde!
→ Ir para loja online

O morangueiro é uma planta rasteira, estolonífera, da mesma família das macieiras e pessegueiros. O morango atual que conhecemos é resultante de um intenso trabalho de melhoramento genético e cruzamento de algumas espécies do gênero Fragaria, oriundas da Europa e das Américas. Estes cruzamentos propiciaram a obtenção de morangos maiores, mais vermelhos e mais saborosos que diferem muito das espécies originais. As espécies comercialmente importantes são as européias Fragaria vesca (diplóide), F. moschata (hexaplóide) e F. viridis (diplóide), as americanas F. virginiana (octoplóide) e F. chiloensis (octoplóides), as híbridas F. ananassa (octoplóide) e as remontantes F. ananassa x F. vesca.

O morangueiro apresenta folhas compostas por três folíolos verdes, pilosos e de margens denteadas. Suas flores são simples, hermafroditas e geralmente brancas, mas podem ser rosadas. Após a polinização, realizada principalmente por abelhas, elas dão origem ao que chamamos de morango, que é um receptáculo floral desenvolvido, que apresenta superficialmente pequenos pontos verdes ou pretos, estes sim são os frutos verdadeiros.

Os morangos são muito versáteis na culinária e não há quem não os aprecie. Seu sabor e aroma delicados, combinados com uma polpa macia, levemente ácida, suculenta e vermelha os tornam um prato cheio para as mais criativas receitas. Servem tanto para o consumo in natura, como para o preparo de saladas de frutas, doces com chantilly, compotas, tortas, geléias, shakes, sorvetes, bolos de festa, etc. O morangueiro também é uma planta ornamental, para ser plantado em canteiros alegres ou em vasinhos e floreiras que as crianças adoram.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou em estufas, em solo fértil, leve, bem drenável, convenientemente preparado com matéria orgânica, calagem e adubações e irrigado regularmente. O morangueiro aprecia o clima ameno, frutificando por períodos mais longos durante o outono e o inverno; no entanto já há cultivares adaptadas ao clima tropical, com ótima produtividade. Multiplica-se comercialmente por divisão dos estolões enraizados e é habitual a propagação por sementes em hortas domésticas.

Medicinal:

  • Indicações: afecções renais e respiratórias, ferimentos, ulcerações, escorbuto, inflamações na boca e garganta, reumatismo, úlceras
  • Propriedades: adstringente, analgésica, antiinflamatória, antiescorbútica, calmante, cicatrizante, diurética
  • Partes Utilizadas: toda planta

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Diretório de Plantas Marcado com:

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Eventos