Leiteiro-vermelho – Euphorbia cotinifolia

O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptica e são de um vermelho intenso, muito vistoso e diferente. Quando injuriada por estiagem ou geadas, o leiteiro-vermelho se desfaz de suas folhas, tornando-se decíduo. A floração ocorre na primavera e as flores são bem pequenas, de coloração branco-creme e importância ornamental secundária.

Esta arvoreta de colorido exuberante é ótima para cultivo isolado, em pequenos espaços, como calçadas, pois apresenta pequeno porte, dificilmente ultrapassando 5 metros de altura. Ela também pode ser conduzida como arbusto e até mesmo em cercas-vivas, com boas podas de formação que deixem a planta mais baixa e compacta. Apesar de tolerar a meia-sombra, suas folhas perdem seu vermelho vibrante e tornam-se esverdeadas e esmaecidas nesta condição.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares, principalmente no primeiro ano de plantio. Planta tipicamente tropical, o leiteiro-vermelho é capaz de tolerar o frio e a seca, mas se ressente, perdendo folhas e até a ramagem mais jovem e fina. Multiplica-se por sementes e estaquia de ponteiros e ramos semi-lenhosos.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

O leiteiro-vermelho é considerado planta tóxica, assim como muitas outras plantas do gênero Euphorbia. O contato da pele com sua seiva leitosa pode provocar alergias, irritações e queimaduras. Da mesma forma, a planta é bastante perigosa quando ingerida, provocando salivação, vômitos, náuseas e irritações gastrointestinais. Por este motivo, deve se evitar seu plantio em áreas freqüentadas por crianças e animais domésticos.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Rosa f

    Essa planta é maravilhosa…uma vidinha me indicou o uso do leite dela em uma micose de unha…que crescia muito rápido .
    Eu passei …veja na primeira vez deu resultado, realmente a micose sumiu,e minha unha cresceu novamente !

  • SILVANIA AMORIM

    QUANDO TINHA APROXIMADAMENTE 6 NOS DE IDADE,CHUPEI UM BOM MOCADO DESTE LEITE,FIQUEI COM QUEIMADURAS GRAVE NAS MÃOS,NÃO TINHA REMÉDIO QUE SARAVA NAQUELA ÉPOCA OU POR QUE MINHA MÃE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE ME LEVAR AO MEDICO,SÓ COM ORAÇÃO É QUE FIQUEI CURADA.ESTA PLANTA É ALTAMENTE TOXICA.FICA AQUI UM ALERTA AOS PAIS QUE TEM FILHOS PEQUENOS E AOS AVÓS.HOJE TENHO 47 ANOS E SOU AVÓ.

  • silmair

    a 4 dias fui cortar uma arvore perto dela e quebrou um galho da leiteira vermelha e caiu no meu olho o estrago foi grande uma dor ardente insuportavel quase perdi o olho hj estou em tratamente e por um pouco nao fiquei cega graças porq eu lavei rapidamente mas ela corroeu meu olho m tirando a visao ainda bem q nao atingiu minha cornea deixo aqui meu alerta para todos se for cortar cuidado ela quebra facil e salta seu leite longe!
    silmair