Iuca-gigante – Yucca gigantea

A iuca-gigante é um arbusto ou árvore, de aspecto escultural. Seu tronco pode ser simples ou múltiplo e com o tempo vai se tornando cada vez mais áspero e rugoso, com a base dilatada. As folhas surgem em roseta espiral e são acuminadas, verdes, longas, brilhantes, rígidas e com bordos serrilhados. Diferente de outras iucas, esta não possui espinhos. Como em algumas palmeiras, as folhas mortas podem demorar a cair, formando uma saia sob a copa. A inflorescência é ereta e exuberante, surgindo acima da folhagem na primavera e verão. As flores são cerosas, brancas e em forma de sino. Elas necessitam de uma mariposa específica para a polinização. Os frutos que se seguem são ovais, carnosos e de cor marrom. Ocorre ainda uma forma variegada da plana, com folhas margeadas de creme ou amarelo.

As iucas-gigantes são excelentes para emoldurar prédios e casas de dois ou mais pisos. Elas necessitam de terrenos grandes para se desenvolver plenamente e não ficarem desproporcionais com o crescimento. Ficam majestosas em jardins tropicais e contemporâneos. Podem ser plantadas isoladas ou formando renques. Os exemplares jovens, quando envasados, são muito aproveitados como plantas de interior, adornando salas, escritórios, e muitas vezes corredores e praças de shopping centers.

As inflorescências, denominadas Izotes, nos países da América Central, são as flores símbolo de El Salvador. Elas são utilizadas em arranjos florais por serem vistosas e muito duráveis. As pétalas são comestíveis e utilizadas por seu sabor azedo em preparações culinárias.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e irrigado regularmente. Tolera diferentes tipos de solo, mas deve-se evitar os mais argilosos ou com problemas de drenagem. O excesso de água provocará facilmente o apodrecimento das raízes. Depois de bem estabelecida é extremamente resistente à estiagem. Aceita de forma moderada solos com teores elevados de sal, como os presentes no litoral. Tolera podas. Se cultivada em interiores, cuide para que receba muita claridade e ventilação. Multiplica-se por sementes, estacas ou separação de brotações basais.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo