Hosta – Hosta spp

A hosta é uma planta herbácea, rizomatosa e de folhagem ornamental, originária da China, Coréia e Japão, e que faz bastante sucesso em países de clima temperado, sendo presença constante nas grandes feiras e exposições anuais. O gênero Hosta compreende 45 espécies diferentes, além de muitos híbridos e cultivares, perfazendo mais de 2.500 opções, a grande maioria utilizadas como ornamentais e avidamente procuradas por colecionadores aficionados.

Detalhe das flores da Hosta. Foto de Joe+Jeanette Archie
Detalhe das flores da Hosta. Foto de Joe+Jeanette Archie
Ela apresenta folhas ovais a lanceoladas, coriáceas, muito vistosas, brilhantes ou foscas, com nervuras marcadas e tamanho, cores e padrões variáveis em função da espécie e variedade. Entre as hostas podemos observar folhas com diversas tonalidades de verde, do amarelo-limão ao verde escuro, incluindo o azul, branco e o amarelo. Algumas cultivares, podem inclusive ter alterações estacionais na cor das folhas, passando do verde para o amarelo, entre outras variações, também de acordo com a iluminação. Não obstante a bela folhagem, a hosta ainda floresce no verão, despontando acima da folhagem, inflorescências do tipo panícula, eretas, com numerosas flores em forma de trompete, simples ou dobradas e delicamente perfumadas, nas cores branca, rosa, lilás ou azul.

Canteiro com hostas e acorus. Foto de Brewbooks
Canteiro com hostas e acorus. Foto de Brewbooks
As hostas são forrações por excelência. Sua forma compacta e folhagem colorida são adequadas para maciços, bordaduras, sempre à meia sombra. Brinque, combinando diferentes cultivares de hostas para um efeito interessante. Plantas com portes e cores diversas, mas com o mesmo padrão de textura e forma conferem unidade e coerência sem ser monótono. Elas também são ideais como pano de fundo para flores perenes ou anuais. As hostas tendem a cobrir bem o solo, sufocando o crescimento de plantas daninhas. Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, como folhagem.

Deve ser cultivada sob meia sombra em solo fértil, drenável, ligeiramente ácido, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Apesar do aspecto até um tanto tropical, devido às folhas largas e coloridas, a hosta é uma planta de clima temperado a subtropical, que aprecia temperaturas amenas e teme o calor excessivo, principalmente se for seco. Assim, ela só viceja bem no sul do país e em locais com clima tropical de altitude. Após a primeira geada, a hosta amarelece e seca suas folhas, entrando em dormência, ocasião em que deve ser feita uma poda de limpeza, para melhorar seu aspecto. Na primavera ela rebrota com vigor. Plante em locais protegidos de ventos fortes, que podem danificar e ressecar suas folhas. A hosta tem uma boa exigência de água durante seu período de crescimento, mas após bem estabelecida e com boa cobertura morta sobre o solo, ela pode tolerar curtos períodos de estiagem. Suscetível ao ataque de lesmas e caracóis. Replante a cada 2 ou 3 anos. Multiplica-se por divisão das touceiras no início da primavera.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo