Hera-japonesa – Parthenocissus tricuspidata

A hera-japonesa é uma trepadeira lenhosa, decídua, de folhagem ornamental e dotada de fortes gavinhas adesivas, que a tornam capaz de se fixar a muros e paredes. Ela pode crescer até 30 metros ou mais, em altura e comprimento, se lhe for oferecido suporte adequado. Suas folhas são simples, alternas, trilobadas, brilhantes e com margens serrilhadas, sendo muito semelhantes às folhas de parreira. Elas surgem em tons avermelhados na primavera, se tornam verdes quando maduras e gradativamente adquirem tons dourados a acobreados no outono, antes de caírem no inverno. Suas flores são esverdeadas e discretas, e os frutos se assemelham a pequenas uvas arroxeadas, dispostos em cachos esparsos.

Esta belíssima trepadeira permite vislumbrar a beleza das diferentes estações do ano, impressa na sua folhagem camaleoa. No jardim ela é indicada para recobrir muros, paredes, troncos de árvores, cercas, entre outros suportes em que possa fixar suas gavinhas. Por recobrir e sombrear paredes ela se torna uma alternativa econômica para suavizar e refrescar as casas, prédios e muros nos verão. Ao contrário da unha-de-gato (Ficus pumila), a hera-japonesa não necessita podas freqüentes para conter seu crescimento. É possível removê-la de muros e paredes caso seja necessário, bastando para isso cortar seu caule principal e aguardar que as gavinhas se degenerem naturalmente, para só então arrancá-la sem danificar a estrutura da parede. Também pode ser conduzida como forração.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Seu crescimento é rápido a moderado, sendo de baixa manutenção. Aprecia o clima subtropical e temperado, onde a beleza de suas folhas pode ser apreciada em todas as suas cores. Tolerante à salinidade de regiões litorâneas. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo