Guaco – Mikania sp

O guaco é uma antiga conhecida dos índios sul-americanos, devido às suas maravilhosas propriedades medicinais. Esta trepadeira volúvel, de textura semi-lenhosa pode atingir 3 m de altura se tiver suporte adequado. Ela apresenta folhas grandes, oblongo-lanceoladas, coriáceas, opostas, simples, brilhantes e de coloração verde intensa. As inflorescênias surgem apenas se a planta recebe luz direta do sol durante boa parte do dia; elas são do tipo capítulo, com flores hermafroditas de papus branco e corola tubulosa, de cor branco-creme. Os frutos são do tipo aquênio.

O guaco é uma trepadeira de crescimento rápido a moderado que pode ser utilizada para cobrir cercas, treliças, grades, entre outros suportes de pequeno e médio porte. Apesar de volúvel, o tutoramento e o amarrio ajudam a planta a subir e se fixar. Também pode ser cultivada em vasos, desde que tenha o suporte adequando. É interessante seu plantio em jardins de ervas e medicinais, devido às suas conhecidas propriedades.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares. Rústica, não exige maiores manutenções, apenas podas periódicas para controlar o crescimento. Aprecia o frio subtropical ou mediterrâneo. Multiplica-se por sementes ou estacas semilenhosas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: afecções respiratórias, tosses, asma, bronquite, gripes, resfriados, alergias, afecções de pele, câncer, reumatismo
  • Propriedades: expectorante, anti-tussígena, broncodilatador, antiinflamatória, antimicrobiana, emoliente, calmante, anticancerígena, cicatrizante, anti-reumático
  • Partes Utilizadas: folhas, flores

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Carol

    Tenham em casa. O melhor medicamente contra gripes e resfriados. Esqueçam o resto.
    Basta macerar umas 3 folhas com açúcar no fogo e cobrir com leite [uns 200ml]. É delicioso e funciona!