Grama-são-carlos – Axonopus compressus

A grama-são-carlos tem folhas largas, lisas e sem pêlos. É estolonífera, isto é, o caule fica acima do solo e emite as raízes para baixo e as folhas para cima. De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, há ainda uma forma variegada de folhas com margens branco-creme. É indicada para jardins públicos, industriais, residenciais, principalmente sítios e fazendas.

Adaptada ao clima frio, vai bem a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete bem denso. Vendido comumente na forma de placas ou mudas. Deve ser cultivada em solo fértil, com regas freqüentes pois não resiste à seca. Não tolera sombra total. O corte deve-ser feito sempre que a altura chegar a 3 centímetros. Multiplica-se pela divisão dos estolões enraizados.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • A grama Sao Carlos realmente é bem apropriada a ambientes de meia sombra. Costumo usar nos jardins que preparo. Como forma um tapete bem denso sufoca o crescimento de outras plantas inclusive ervas daninhas. Cuidados porém com regas e poda, pois assim que atinge de 3 a 4 cm de altura precisam ser podadas.

  • Raimundo Ivam Rodrigues

    Tenho um lindo gramado em minha residência. Minha grama é do tipo Variegata ( com detalhes branco nas folhas ).
    A vantagem dessa grama é o fato de ser muito resistente ser resistente a sol pleno e altas temperaturas.
    Em dias muito quente rego pela manhã e a noite.