Festuca-azul – Festuca glauca

A festuca-azul é uma planta herbácea entouceirada, pertencente à mesma família das gramas e bambus. Seu porte é baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura e sua folhagem é muito decorativa. As folhas são lineares, arqueadas e longas, com cerca de 20 cm de comprimento e apresentam coloração azul-acinzentada. No verão a festuca-azul produz inflorescências espigadas, com flores pequenas, sem valor ornamental. As variedades diferem principalmente quanto ao porte, tonalidade das folhas e densidade das touceiras. A maioria delas foi desenvolvida da Alemanha, as principais são ‘Auslese’, ‘Azurit’, ‘Blaufink’, ‘Blaufuchs’, ‘Blauglut’, ‘Blauspatz’, ‘Boulder Blue’, ‘Caesia’, ‘Daeumling’, ‘Elijah Blue’, ‘Euchre’, ‘Golden Toupee’, ‘Harz’, ‘Meerblau’, ‘Seeigel’, ‘Silberreiher’, ‘Uchte’.

A combinação da coloração azulada com a textura fina e elegante desta gramínea, tornam-a muito requisitada em projetos paisagísticos. Ela é apropriada para forrações e para formação de maciços e bordaduras. Utilize estes bonitos pompons para criar contrastes com o piso e outras plantas de cores diferentes no jardim. Destaca-se quando plantada isolada ou em grupos dispersos em jardins de pedra e áridos. Pode ser plantada no litoral, pois tolera bem a salinidade do solo.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Não tolerante ao pisoteio. Aprecia o clima ameno. É bastante resistente a períodos de estiagem. Com o tempo tende a envelhecer e morrer no centro da touceira. Nestes casos a divisão das touceiras e o replantio faz-se necessário para devolver-lhe a beleza e o vigor. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras no inverno.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo