Espironema – Callisia warszewicziana

A espironema é uma planta herbácea, perenifólia, suculenta, de folhagem e florescimento ornamentais. Seu caule é curto e emite ramificações que podem originar novas plantas. Apresenta folhas dispostas em roseta, de aspecto triangular, textura suculenta e cerosa, de cor verde clara e com margens destacadas, bem claras. As folhas mais velhas adquirem tons avermelhados. Floresce o ano todo, despontando longas hastes florais, com cerca de 60 cm de altura, carregadas de florzinhas roxas. As flores são atrativas para beija-flores.

Ideal para a formação de maciços, forrações e bordaduras, a espironema é uma planta de duplo propósito. Suas formas geométricas a tornam uma folhagem de eleição. No entanto, o florescimento delicado e vistoso não deixa de ser um excelente atrativo também. Além disso é de extrema rusticidade e baixa manutenção, não exigindo podas ou aplicação de defensivos. Perfeita para os jardins contemporâneos. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se por divisão das touceiras e separação das pequenas mudas que se formam na haste floral após a floração.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo