Cróton – Codiaeum variegatum

O cróton é uma planta arbustiva de folhagem muito exuberante. Ele apresenta caule de textura semi-lenhosa a lenhosa e seiva leitosa tóxica. Suas folhas são coriáceas e brilhantes e podem ser afiladas, lobadas, ovaladas ou retorcidas, de tamanhos variados. No entanto o que mais chama a atenção nesta planta é o colorido de suas folhas, que se mostram mescladas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, nas mais variadas combinações.

As manchas coloridas podem ser simplesmente pintalgadas, ou cobrirem as bordas, o centro e as nervuras das folhas. O porte do cróton pode alcançar 2-3 metros de altura. As flores têm pouca importância ornamental. As variedades são muitas, e as mais conhecidas são a ‘Spirale’, a ‘Andreanum’, a ‘Majesticum’, a ‘Aureo-maculatum’, a ‘Sanderi’, a ‘Angustissimum’, a ‘Aucubifolium’, a ‘Interruptum’ e a ‘Weismannii’. A escolha da variedade vai depender do gosto do cliente e das qualidades paisagísticas de cada uma.

Os crótons se prestam para utilização como planta isolada, ganhando grande destaque, ou na forma de cercas-vivas, que devem ter um aspecto natural, sem podas geométricas. Em composições com outras plantas também é excelente devido ao belo contraste que sua folhagem proporciona. Pode ser cultivada em interiores, desde que receba muita luz e umidade, não se adaptando ao ar-condicionado.

Devem ser cultivados sob sol pleno ou sombra-parcial em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tipicamente tropical, o cróton não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por estaquia e alporquia. Utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois sua seiva pode provocar irritações na pele.

Alerta:

Planta tóxica. Manter longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Diretório de Plantas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

  • II Festival de Orquídeas de Indaiatuba
    06/11/2014 - 16/11/2014 Entre os dias 6 e 16 de novembro, o Polo Shopping de Indaiatuba será palco do II Festival de Orquídeas. A exposição, que tem entrada franca, trará mais de 2... Indaiatuba - São Paulo
  • Dia do Orquidófilo
    22/06/2014 Comemora-se hoje no Brasil o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo... Todo Brasil -