Couve-chinesa – Brassica rapa pekinensis

 Brassica rapa pekinensis, Acelga-chinesa, Repolho-chinês

Foto: Wakanmuri

Link patrocinado:

Compre sementes de Couve-chinesa na Toca do Verde!
→ Ir para loja online

A couve-chinesa é uma hortaliça da família das brássicas, a mesma das couves, repolhos, nabos e brócolis. Apesar disto, ela se assemelha mais a alface e a acelga do que a uma couve comum. Ela vem sendo utilizada como verdura pelos chineses desde o século V antes de Cristo. A criativa culinária chinesa contêm um sem fim de receitas com esta couve, que pode ser consumida crua, cozida no vapor, refogada, frita e até ensopada. Nos últimos anos, esta couve se popularizou também no ocidente.

A couve-chinesa apresenta folhas grandes, espessas, de cor verde-clara, com a nervura central branca e destacada. Elas se fecham formando uma “cabeça” compacta, globular e alongada. Nutritiva e pouco calórica, ela é fonte de vitamina C e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio. Por sua textura crocante, efeito refrescante e sabor suave, ela é perfeita para saladas cruas. Sendo rapidamente refogada, não perde a crocância e encaixa-se perfeitamente em pratos rápidos como o sukiyaki, ou o yakissoba.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem preparado e elevado em cerca de 15 cm, e irrigado com freqüência. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se facilmente por sementes. Pode-se semear diretamente no local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante das mudinhas. O espaçamento ideal é de 50 cm entre linhas e 40 cm entre plantas. O transplante deve ser efetuado quando as plantas atingirem 10 cm. Exigente em fertilidade, e principalmente em nitrogênio, a couve-chinesa necessita de adubação com esterco curtido ou N.P.K. O período frio é importante para a couve fechar a “cabeça”. A colheita inicia-se após 75 dias do plantio no verão ou 90 dias no inverno.

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Diretório de Plantas Marcado com:

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

  • II Festival de Orquídeas de Indaiatuba
    06/11/2014 - 16/11/2014 Entre os dias 6 e 16 de novembro, o Polo Shopping de Indaiatuba será palco do II Festival de Orquídeas. A exposição, que tem entrada franca, trará mais de 2... Indaiatuba - São Paulo
  • Dia do Orquidófilo
    22/06/2014 Comemora-se hoje no Brasil o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo... Todo Brasil -