Coentro – Coriandrum sativum

 Coriandrum sativum, Cilantro, Coentro-português, Coriandro, Erva-percevejo, Salsinha

Foto: Yoppy

Compartilhe:

O coentro é uma planta herbácea e anual, conhecida por condimentar diferentes preparações culinárias no mundo todo. Além do sabor peculiar, esta erva possui propriedades medicinais comprovadas. Apresenta porte baixo, com cerca de 50 cm de altura, raíz branca alongada e ramos delicados e ramificados. As folhas são aromáticas, verdes e de formas variadas, sendo as da base lobadas e as do ápice divididas em finos segmentos. As flores são pequenas, assimétricas e bonitas, de cor branca ou levemente rosada, e surgem em inflorescências do tipo umbela. As sementes, aromáticas também, são contidas em frutos do tipo diaquênio, esféricos, secos, ásperos e marrons.

As folhas frescas da planta são utilizadas para temperar e adornar pratos de peixe, aves, feijão, legumes, sopas, arroz, massas, molhos e saladas. Elas acrescentam sabor e frescor a pratos de diversas culturas, como na cozinha mexicana, portuguesa, brasileira, indiana, chinesa, entre muitas outras. As sementes têm sabor adocidado, cítrico, picante e intenso, diverso das folhas. Elas perfumam e saborizam pães, biscoitos, carnes, linguiças, salsichas, saladas, picles, licores, cervejas de trigo, etc. As raízes também são aproveitadas na culinária, em especial a chinesa.

Este tempero de todos os povos não pode faltar na horta doméstica. Suas qualidades não param por aí: ela também é cultivada desde a antiguidade por suas propriedades medicinais também. Como se não bastasse, ainda é ornamental, e suas flores e folhagem graciosas podem formar belos maciços e bordaduras. Também pode ser plantado em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. É capaz de resistir a curtos períodos de estiagem, mas não tolera encharcamentos. Multiplica-se facilmente por sementes, semeadas diretamente no local definitivo e em canteiros elevados em pelo menos 15 cm. O ciclo até o início da colheita é de 50 dias no verão e 70 dias no inverno. As sementes devem ser colhidas dos frutos bem maduros, já marrons e secos.

Compartilhe:

Medicinal:

  • Indicações: acne, dores articulares, reumatismo, contispações, insônia, depressão, afecções do estômago
  • Propriedades: antioxidante, ansiolítico, calmante, diurética, tônica, estimulante, carminativa, digestiva
  • Partes Utilizadas: toda planta

Conte-nos sobre sua experiência com esta espécie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Publicado em Diretório de Plantas Marcado com:

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.