Trevos nascendo em um vaso

Quer discutir como controlar plantas daninhas no seu jardim? Troque informações aqui!

Trevos nascendo em um vaso

Mensagempor Marina » 07 Jun 2013, 16:35

Olá!

Tenho um vaso pendente de dinheiro-em-penca e reparei que alguns tevos estão nascendo na parte superior da planta. por enuanto só tem 3 trevos e não os retirei por não me incomodar com sua existência ou com o resultado estético. Hoje me disseram que os trevos podem matar aos poucos a planta e que retiram muitos nutrientes do solo, competindo com o dinheiro em penca. É verdade? Devo retirá-los? Para retirar é só puxar os trevos?
Marina
Jardineiro Intermediário
Jardineiro Intermediário

Re: Trevos nascendo em um vaso

Mensagempor Wittrock2012 » 08 Jun 2013, 13:17

Olá, Marina!
Há várias espécies de Oxalis (que a gente chama de trevo no Brasil), muitas delas pestes nojentas. Todo ano eu devo retirar uns dez quilos dessa praga do meu jardim (sem brincadeira).
Algumas se multiplicam por estolões (você já viu um pé de hortelã? é bem parecido), ou seja, por caules subterrâneos que criam raízes. Essas são difíceis de exterminar totalmente. Por quê?
É que qualquer pedacinho de caule pode ter alguma raiz, e a planta revive. Além disso, os estolões se entrelaçam com as plantas ao redor, tornando complicada a remoção sem danificar as outras. Molhe a terra, espere alguns minutos, e com a ajuda de uma faca vá "desenrolando" o caule de maneira que ele se desprenda da terra na junção com as raízes; enquanto isso, puxe sem muita força.

Muitas outras espécies de Oxalis dão flores. Bonitinhas, de certo, mas se a espécie não é das ornamentais, corte-as assim que abrirem para evitar uma infestação de pequenas Oxalides.

A maioria das plantas do gênero produzem bulbos (como pequenas cebolas). Se você arrancar as folhas, mas o bulbo permanecer no solo, dali a algum tempo a planta renasce. Eventualmente esses bulbos podem ter penetrado fundo na terra. Utilize a faca para chegar até onde der (sem prejudicar as plantas que você cultiva), e retirá-los. Destrua os bulbos cortando-os em pedacinhos antes de jogar fora; assim você evita que a praga se difunda. Caso as folhas se desprendam, não desanime. Afofe bem a terra, e espere que novas folhas nasçam, para tentar de novo.
Wittrock2012
Jardineiro Mestre
Jardineiro Mestre

Mensagempor FabioVicenzoLorente » 08 Jun 2013, 21:16

Permita-me discordar em parte....
Com relação a perguntas da Marina devo dizer que a competição entre Dinheiro-em-penca e o trevo, acredito mas no Dinheiro em penca, ainda mais se estiver em condições favoráveis...
O Trevo vai se proliferar da maneira como colocou o amigo Wittrock, caso o ambiente seja bem favorável a ele e contar com o enfraquecimento das vizinhas, assim como qq outra planta o fará.
Eu vejo muito trevo competindo em gramado, nas partes, ou de maior sombra, ou de maior umidade.. onde o Gramado enfraquece..
Eu sempre procuro acompanhar, como a Marina tentou dizer, para ver se é mesmo necessário considera-la como uma planta que está invadindo ou inibindo outras.. Em meu jardim eles sempre estão presentes, mas, equilibrado, pois, as outras plantas tbm estão em boas condições. O que tbm não para nunca de crescer em meu jardim, em cada canto, é mesmo o próprio Dinheiro-em-Penca, esse tbm é para a vida toda no jardim..rsrsrs
Abraços
"O infinitamente grande habita o infinitamente pequeno"
Lao Tse
FabioVicenzoLorente
Jardineiro Mestre
Jardineiro Mestre

Mensagempor Darci » 09 Jun 2013, 11:15

Eu não tenho o Dinheiro-em-penca mas tenho muitos vasos e esses trevos nascem muito em todos eles.O que eu faço é arrancar sempre que acho que a "invasao" é demasiada mas e não acho esse problema dos mais sérios nos meus vasos.
Darci
Jardineiro Mestre
Jardineiro Mestre

Mensagempor Marina » 02 Jul 2013, 02:58

Bem, os trevos não aumentaram nem diminuíram e os deixei lá por enquanto. Retiro os que nascem em todas as outras plantas (quase todas em vasos) e após a resposta do Wittrock percebi que o motivo deles continuarem reaparecendo é a minha técnica ineficaz de retirada (nunca consegui retirar nenhum bulbo).

Para esclarecer: a cidade onde moro é conhecida por ser úmida (Curitiba, vulgo "chuvitiba") e o meu jardim é particularmente úmido, além de eu ter poucas áreas com sol pleno. Luto para que os vasos de cerâmica não mofem (!!!!), tiro cogumelos de alguns vasos (o vaso com a árvore da felicidade é um onde eles sempre aparecem) e estou aos poucos me familiarizando com todas as plantas que gostam de umidade. As minhas suculentas sobrevivem sem que eu tenha de regá-las durante todo o inverno... Na verdade, quase todas as minhas plantas ficam felizes com pouquíssima água. Então suponho que os trevos adorem a minha casa...!

De um modo geral eu gosto das plantas que a maior parte das pessoas não aprecia muito... Não sou tanto uma pessoa de flores, adoro folhagens e dou às forrações status de peças principais nos meus vasos. Adoro o dinheiro em penca, gosto da brilhantina, de suculentas bem comuns, etc. Os meus únicos "luxos" são o meu brinco de princesa e uma flor não identificada que era da minha vó. Também adoro avencas e samambaias. Então, eu tenho uma certa simpatia pelos trevos apesar de retirá-los sempre dos outros vasos por notar que eles realmente começavam a tomar muito espaço das outras plantas. Acho que vou mesmo acompanhar os que estão no dinheiro em penca e se começarem a aumentar muito em número eu vou retirar.
Marina
Jardineiro Intermediário
Jardineiro Intermediário

Próximo

Voltar para Plantas Daninhas