Dificuldades com violeta

Dúvidas na hora de escolher as espécies mais adequadas para o seu jardim. Dicas de plantio e manutenção de flores perenes e anuais.

Dificuldades com violeta

Mensagempor jonas_filho » 30 Mar 2007, 19:39

Estou com dificuldades com Saintpaulia ionantha (violeta)

Estou fazendo pequenas regas uma vez por semana com uma solução farelada contendo
N 12%
P 8%
K 20%
Usando uma colher de chá para cada litro de agua.
Não estou conseguindo o florescimente por decreto algum, elas ficam lindas, com folhas vivas mas flores nada.
Gostaria de saber se alguem tem sucesso com essa delicada plantinha.

Abraços!!
Imagem
jonas_filho
Jardineiro iniciante
Jardineiro iniciante

Data de registro: 21 Mar 2007, 00:52

Mensagempor Baghassarian » 30 Mar 2007, 20:52

sua violeta ja floriu alguma vez?
voce sabe mais ou menos quanto tempo de vida sua violeta tem??

Uma violeta com boas condicoes irá florir por nove meses, e irá " descansar" depois mais tres meses, pois violetas dãoum intervalo de florescimento. Se a sua violeta defloresce por rasoes nao visíveis, sua planta pode conter pulgoes (que podem ser minusculos). Pulgoes adoram a parte central da flor que é a parte mais delicada dela. Infelizmente, esta é a parte onde a flor sesegura ao corpo inteiro da planta. Tenha um inseticida de boa qualidade (recomendado caseiras) com água e pulverize toda a planta. Esta mistura precisa ter a temperatura ambiente, e siga as intrucoes do rotulo do seu inseticida, caso escolher de fábrica.

Uma boa dica é se achar alguma joaninha voando em sua area, colocar nas violetas, pois ela adora pulgoes e nao ira prejudicar sua planta. Tire todas as flores para ter um novo florescimento mais rapido.

E a formula mais recomendada de N P K para violetas africanas é de 14-12-14.

Esta é a minha opiniao. Espero que pessoal possa ajudar tambem com suas opinioes, rs

Chris
Baghassarian
Moderador
Moderador

Data de registro: 31 Out 2006, 11:20

Mensagempor jonas_filho » 30 Mar 2007, 21:02

Pois é Chris,

Não tenho nem idéia de qto tempo tem as violetas, pois foram compradas na floricultura super floridas, e com o tempo foram definhando as flores e nunca mais rebrotaram. A planta em si esta ótima, mas sem flores.
Boa dica esta dos pulgões......Vou tentar essa, pra ver se consigo resultados satisfatórios.
Estão todas muito lindas, mas sem flores.

Abraços!!
Imagem
jonas_filho
Jardineiro iniciante
Jardineiro iniciante

Mensagempor Raquel Patro » 30 Mar 2007, 21:16

Olá Jonas,

Acredito que o problema das suas violetas pode ser falta de luz. Se for o caso, é bastante comum.
Experimente colocá-las em local mais iluminado (sem luz do sol direta, é claro). Luz abundante mas difusa.

Outra coisa que pode estar ocorrendo é que a planta não esteja tendo tempo de secar. Espere o substrato secar por cima antes de regar e não deixe os pratinhos sob as plantas (apodrece as raízes) só em caso de viagem.

Uma dica muito boa para violetas é água morna. Elas adoram! Regue-as com água levemente aquecida, isto ativa o metabolismo das plantinhas e elas respondem muito bem.
:wink:

A adubação está inadequada já que o fósforo é indispensável à floração e a sua solução está carente deste elemento. Esta fórmula que você está usando é boa para folhagens, como samabaias e outras.
Raquel Patro
Administrador
Administrador

Data de registro: 13 Set 2006, 14:11

Mensagempor jonas_filho » 30 Mar 2007, 21:20

Excelente dica Raquel

Ja sei até onde vou coloca-las..... 8)

Esta do pratinho eu não sabia, faço regas bem dosadas com medo de ficar encharcado, mas nunca retirei os pratinho dos vasos. :roll:

Bom, com essas dicas, tenho certeza de que em breve estarei postando novidades.....e floridas... :D

Abraços!!!
Imagem
jonas_filho
Jardineiro iniciante
Jardineiro iniciante

Próximo

Retornar para Flores