Como fazer compostagem eficiente sobre pequenos volumes?

Você queria saber pra que corrigir o solo? Como fazer uma compostagem? Ou que adubo usar naquele vasinho de flores? Encontre aqui a solução para este tipo de problema.

O que pode nos contar sobre compostagem (Marque uma ou mais opções)?

1. Não tem interesse
2
2%
2. Tem interesse e disponibilidade para compostar dentro de casa
19
16%
3. Tem interesse e disponibilidade para compostar fora de casa
24
20%
4. Já experimentou, mas desistiu porque teve problemas
6
5%
5. Já experimentou, e domina o processo
7
6%
6. Maior interesse em volumes em torno de 10 a 20 litros
17
14%
7. Maior interesse em volumes acima de 20 litros
13
11%
8. Minha compostagem gerou baixo nível de odores desagradáveis; não observei insetos/larvas
7
6%
9. Minha compostagem gerou alto nível de odores desagradáveis; apresentando insetos/larvas
13
11%
10. No total, geramos menos de 1 Kg de materia compostável por dia
10
8%

Total de votos : 118

Re: Como fazer compostagem eficiente sobre pequenos volumes?

Mensagempor Sansoni7 » 06 Mai 2012, 18:56

Na minha composteira coloco muitas cascas de citrinos e nem tenho mosquitos nem larvas.....só formigas.
Tenho o cuidade de, quando coloco material na composteira, cubro com o material velho e por cima tem sempre folhas secas.
Imagem

..mais verde é sinal de mais e melhor saúde !
Sansoni7
Jardineiro Mestre
Jardineiro Mestre

Publicidade

Publicidade

Mensagempor rodrigo.f.flores » 23 Nov 2012, 19:47

Olá pessoal,

Em relação as lagartas que a Carmen mencionou, algum conseguiu identificar? Elas são realmente assustadores e nojentas, descobri a alguns dias numa das minhas caixas onde estou começando compostagem com minhocas, percebi que as minhocas sumiram, e estes vermes nem sei como saem da caixa fechada e ficam passeando pelo pátio.

Tenho receio até de fazer mal a saúde ficar mexendo nisso com as mãos sem proteção.

Abraço a todos.
Rodrigo
Editado pela última vez por mariadelcarmen em 08 Dez 2012, 11:42, em um total de 1 vez.
Razão: Infraço Regra 17. Leia as Regras Do Fórum
rodrigo.f.flores
Novato
Novato

Mensagempor Darci » 23 Nov 2012, 21:45

Eu nao acredito que essas larvas possam fazer algum mal apesar de serem bem nojentas saindo da caixa e passeando pelo quintal.Elas gostam de lugar escuro e com o tempo,terminam seu ciclo de desenvolvimento e desaparecem deixando somente o casulo vazio pelos cantos.Eu nao consegui descobrir em que elas se transformam.
Darci
Jardineiro Mestre
Jardineiro Mestre

Mensagempor rodrigo.f.flores » 24 Nov 2012, 19:16

Olá Darci,

Primeiramente obrigado pela atençao e pronta resposta.

Sigo tendo essas larvas saindo da compostagem e passeando pelo pátio, porem, andei pesquisando e descobri que se trata da espécie "Hermetia illucens", popularmente conhecida nos EUA como Black Soldier Fly - BSF. As larvas desta mosca sao utilizadas para auxilio na decomposição de material orgânico inclusive carne de animais. O pessoal constrói composteiras específicas para este bicho, e costumam criar as larvas para alimentação animal, principalmente de aves e peixes.

Portanto o bichinho é inofensivo mesmo.

Se pesquisarem no google por Black Soldier Fly verão a aparência da mosca, ela é alongada, diferente da mosca doméstica.

Abraço a todos.
rodrigo.f.flores
Novato
Novato

Mensagempor Liliagf » 07 Dez 2012, 02:22

Pessoal, eu estou tentando fazer a compostagem em pequenos recipientes. Comecei com uma tupeware de uns tres litros, imagino. Fiz furo embaixo pra escorrer o chorume, adicionei alimentos da cozinha um pouco cortados, po de cafe, algumas folhas e aparas de palmeiras, raizes velhas, farinha de osso e esterco. Hoje acho que ficou a maior parte do tempo (e ainda está, úmido demais). Depois de algum tempo notei algumas larvas brancas. Parecidas com bicho de goiaba, pouco maiores. Quase entrei em desespero... mas me contive pra nao jogar tudo fora, revirei bem e deixei ao sol. Notei que aumentou a temperatura e elas sumiram. A situação agora é ainda acho que tá mto molhado e resolvi deixar um pouco ao sol, tampado mesmo... vamos ver no que dá. Ah, tambem fiz uns cortes na tampa, que nao tinha feito antes, com a ponta da faca. Não quero fazer buracos pq dá mosca e já vi barata passeando perto...eca!
Outra tentativa tem sido em um vaso que estava so com a terra velha, tomando chuva e sol... um torrao so. Daí resolvi processar os lixos organicos da cozinha, coar em peneira e colocar uma camada grossa de terra, a camada de residuos de frutas, verduras e po de cafe e cobrir tudo com terra. Aí fui ler mais e achei que tava mto pobre. Coloquei também folhas de jardim (alias, tenho ca pra mim que é melhor deixar ao sol pra secar antes, ne? - as de palmeira entao não decompoe por nada!), revirei tudo e deixei aberto. Começaram as moscas. Isso me incomodou demais e cobri com uma especie de tule, com as tramas dos fios mais fechadas e elas desapareceram. Mas não esquenta, impressionante! Talvez seja pq tenho deixado na sombra, num lugar nao mto ventilado e a matéria do vaso (acho que deve caber uns dez litros) é ceramica. Resolvi tb deixar um pouco ao sol pra ver o que acontece. pelo menos até secar um pouco, ja que nem cabe mais nada de material.
Li tudo, se nao, quase tudo que vcs ja escreveram no forum sobre. Imagino que tenha mta coisa errada aí no processo todo e agora mesmo.
Por favor, me deem dicas, sugestões, luzes? Infelizmente não tenho espaço pra grandes caixas e nem solo.

Cogitei e cogito comprar ao menos uma caixa de isopor, seguindo algumas dicas do Sinval. Será que resulta?

Abraços a todos
Liliagf
Jardineiro iniciante
Jardineiro iniciante

AnteriorPróximo

Voltar para Solos, substratos, adubos e afins