por Liliagf » 07 Dez 2012, 02:22
Pessoal, eu estou tentando fazer a compostagem em pequenos recipientes. Comecei com uma tupeware de uns tres litros, imagino. Fiz furo embaixo pra escorrer o chorume, adicionei alimentos da cozinha um pouco cortados, po de cafe, algumas folhas e aparas de palmeiras, raizes velhas, farinha de osso e esterco. Hoje acho que ficou a maior parte do tempo (e ainda está, úmido demais). Depois de algum tempo notei algumas larvas brancas. Parecidas com bicho de goiaba, pouco maiores. Quase entrei em desespero... mas me contive pra nao jogar tudo fora, revirei bem e deixei ao sol. Notei que aumentou a temperatura e elas sumiram. A situação agora é ainda acho que tá mto molhado e resolvi deixar um pouco ao sol, tampado mesmo... vamos ver no que dá. Ah, tambem fiz uns cortes na tampa, que nao tinha feito antes, com a ponta da faca. Não quero fazer buracos pq dá mosca e já vi barata passeando perto...eca!
Outra tentativa tem sido em um vaso que estava so com a terra velha, tomando chuva e sol... um torrao so. Daí resolvi processar os lixos organicos da cozinha, coar em peneira e colocar uma camada grossa de terra, a camada de residuos de frutas, verduras e po de cafe e cobrir tudo com terra. Aí fui ler mais e achei que tava mto pobre. Coloquei também folhas de jardim (alias, tenho ca pra mim que é melhor deixar ao sol pra secar antes, ne? - as de palmeira entao não decompoe por nada!), revirei tudo e deixei aberto. Começaram as moscas. Isso me incomodou demais e cobri com uma especie de tule, com as tramas dos fios mais fechadas e elas desapareceram. Mas não esquenta, impressionante! Talvez seja pq tenho deixado na sombra, num lugar nao mto ventilado e a matéria do vaso (acho que deve caber uns dez litros) é ceramica. Resolvi tb deixar um pouco ao sol pra ver o que acontece. pelo menos até secar um pouco, ja que nem cabe mais nada de material.
Li tudo, se nao, quase tudo que vcs ja escreveram no forum sobre. Imagino que tenha mta coisa errada aí no processo todo e agora mesmo.
Por favor, me deem dicas, sugestões, luzes? Infelizmente não tenho espaço pra grandes caixas e nem solo.
Cogitei e cogito comprar ao menos uma caixa de isopor, seguindo algumas dicas do Sinval. Será que resulta?
Abraços a todos