Grama para sombra

Foto de  Rae Allen

Foto de Rae Allen

Pergunta: Tenho um canteiro com 5 metros de cumprimento por 0,5 de largura. Porém a área é sombreada, com pouquíssimo sol. Qual a grama ideal? Tenho mini-ixorias no local, elas irão morrer? – Albenise

Resposta: Olá Albenise, sua dúvida é bastante recorrente. Infelizmente não é possível plantar gramas verdadeiras em locais sombreados. Nenhuma resiste muito tempo, mesmo com todos os cuidados. No entanto há diversas opções de forrações que toleram essas condições. Algumas sugestões bastante utilizadas para este propósito são a grama-preta (não é uma grama verdadeira), liríope, hera, clorofito, grama-amendoim e ajuga. Você encontra uma lista mais ampla no seguinte link: http://www.jardineiro.net/classe/forracoes-a-meia-sombra

Tenha em mente que as forrações podem tolerar a sombra, mas não resistem muito ao pisoteio. Se o local for de passagem, não esqueça de colocar pedras ou outro material para demarcar o caminho onde pisar. Em locais muito estreitos pode ser mais vantajoso fazer uma forração morta, com pedrisco por exemplo. Continua com “jeito” de jardim, mas sem o risco de matar as plantas.

Quanto às suas ixórias, recomendo que plante elas em local que tenha sol, pelo menos durante a metade do dia. Elas não vão durar muito tempo na sombra. Prefira flores de meia-sombra para este local como lírio-da-paz ou antúrio. Boa Sorte!

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Perguntas Respondidas

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Eventos