O poder refrescante das plantas

Compartilhe:

A estação mais quente do ano está aí! O calor do verão brasileiro é intenso, e muitas vezes dentro de nossas casas e escritórios somos obrigados a ficar trancados com o ar condicionado ligado o tempo todo. Mas, é possível criar um ambiente mais fresco recorrendo a elementos que contribuam para dar frescor ao ambiente, como as plantas.

A pleomele é uma excelente opção para refrescar. Foto de Forest and Kim Starr

A pleomele é uma excelente opção para refrescar.
Foto de Forest and Kim Starr

As plantas colocadas em lugares estratégicos podem ajudar não só na questão da temperatura, mas também na privacidade, já que muitos apartamentos ficam devassados em relação a prédios vizinhos.

Para diminuir a sensação térmica dentro de casa, amenizar o calor e deixar o ambiente mais fresco, e consequentemente mais agradável, seguem algumas dicas:

– Usar plantas altas que façam uma parede viva, como a pleomele Verde (meia sombra), a pleomele variegata para sol direto, a murta (que também gosta de sol) e as clúsias que também gostam de sol, mas também resistem à meia-sombra.

Grades de proteção tornam-se verdadeiras cortinas verdes com lágrima-de-cristo. Foto de Forest and Kim Starr

Grades de proteção tornam-se verdadeiras cortinas verdes com lágrima-de-cristo.
Foto de Forest and Kim Starr

– Para as pérgulas ou varandas que tenham grade de proteção, a indicação é de trepadeiras, como a ipoméia, a alamanda e lágrima de cristo. A sombrinha delas é bem aconchegante.

– Outra dica legal, é iluminar o jardim com lâmpadas de LED na cor âmbar para usar com spot de jardim na cor verde, encontrado facilmente em lojas de material de construção.

Compartilhe:
Beatriz de Santiago

Desde 2006 a paisagista Beatriz de Santiago busca o que há de mais moderno em soluções paisagísticas para personalizar os mais diferenciados espaços.

Publicado em Paisagismo, Projetos e Design

Comentários

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.