O Jardim em Rosa

Compartilhe:

azaléia
Azaléia

É o mais simples e fácil de fazer, pois flores em tons rosa existem em maior profusão que nas outras cores. Lembrando sempre que as flores surgem em estações determinadas e que raras são as plantas floridas o ano inteiro, planejando poderemos ter plantas diferentes floridas no jardim em todas as estações, como verão.

Mas o jardim em rosa ficará muito feminino? Não sei se cor tem a ver com estes detalhes, mas posso afirmar que o jardim em rosa é belíssimo e é difícil não apreciar.

As flores em rosa apresentam diversos tons desta cor, do mais pálido ao púrpura quase preto. Para atenuar o efeito rosado poderemos incluir plantas com flores em branco, que iluminam o jardim. Algumas folhagens, como Pão-nosso-de-cada-dia (Breynia nivosa), arbusto da Família das Euforbiáceas, que tem a folhagem matizada de verde, branco e rosa e faz um detalhe delicado com suas folhas pequenas em meio à folhagem verde circundante. Arbusto também da mesma família, a Acalifa-macarrão (Acalipha hispida), produz flores em espigas pêndulas cor rosa carmim, um efeito a incluir em arbustos com flores eretas.

Mas para quem acha que esta onda rosada é demais, a inclusão de plantas com flores em lilás ou até roxas pode causar um visual diferente, escolhendo tons próximos na escala das cores, harmônicos, dando um caráter elegante, parecendo aquarelas.

A arte de planejar jardins passa perto da pintura artística e o paisagista esperto aproveitará muito se espiar livros de pintura, principalmente aquarelas e olhar contrastes e cores usadas para tirar idéias para seus conjuntos de plantas floridas. Com certeza encontrará no comércio flores que combinem com a idéia.

A nota é que o proprietário deverá ficar contente com o jardim o ano todo e não apenas numa estação, a menos que seja viajante constante, quando deverá ter o jardim florido apenas quando estiver em casa. Mas isto é outra história.

Compartilhe:
Miriam Stumpf

Engenheira Agrônoma e Paisagista, Miriam é sócia na Cattleya Assessoria e Consultoria, empresa de Porto Alegre que faz projetos de paisagismo, dá cursos na área e realiza o gerenciamento de produção para agronegócios voltados ao cultivo de plantas ornamentais e medicinais.

Publicado em Cores, Paisagismo

Comentários

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.