Lótus e a dengue

Foto de Peripitus
Foto de Peripitus

Pergunta: Comecei a cultivar um lótus em um aquário. Estou sempre observando se há alguma larva de mosquito ou algum outro inseto e, apesar de não ter encontrado nenhum ainda, me preocupo muito com o possível foco de mosquito da dengue. Sei que se eu colocar um peixe isso se resolve, as larvas viram alimento. Há alguma outra alternativa para evitar as larvas? Existe alguma planta aquática que repele mosquito? Quais dicas vocês podem dar sobre o cultivo de plantas aquáticas? – Márcio André

Resposta: Olá Márcio, infelizmente não tenho conhecimento de plantas aquáticas que repelem mosquitos. Mas sugiro que você crie uma fêmea de Betta splendens em seu aquário. Elas são carnívoras e manterão seu aquário livre de pragas. E o que é melhor nessa espécie: não é preciso aerar a água do aquário. Se o aquário for grande, talvez nem precise de filtro. Compre apenas o peixinho e um pote de ração.

Foto de Epastore
Foto de Epastore
O macho também poderia ser usado, mas como ele chama muita a atenção, pode tirar o foco do lótus, que é pra ser o principal morador do aquário. Essa fêmea da foto é de um belo azul, mas é mais fácil ainda encontrar peixinhas discretas em qualquer loja de aquários. Apenas uma é suficiente.

Outra opção é manter a água do aquário suja e em movimento. Ao acrescentar fertilizantes orgânicos (húmus de minhoca, turfa, terra vegetal) por exemplo e mantendo a água agitada com uma bombinha de ar ou água. Pode parecer pouco, mas o mosquito da dengue gosta de água limpa e parada para se reproduzir. Particularmente eu simpatizo mais com a idéia do peixe.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo