A importância da horta em casa

As crianças se beneficiam enormemente da horta doméstica. Foto de Captain Tom
As crianças se beneficiam enormemente da horta doméstica. Foto de Captain Tom
Atualmente ter plantações e hortas em casa é uma das melhores formas de se dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse, além de que uma horta bem cuidada pode ser um grande diferencial no charme da sua casa, nada como cozinhar e comer os frutos que você mesmo plantou, colheu e cozinhou com a família.

Atualmente, ter uma fonte de frutos naturais em casa, com a segurança e a consciência de que quem plantou foi você mesmo, é uma das formas mais gratificantes de se dedicar o tempo, fora a recompensa de se fazer deliciosas receitas livres de agrotóxicos de forma totalmente natural.
Caso você ainda não tenha se convencido de que ter uma horta em casa é um dos melhores investimentos que se pode ter, então deve continuar lendo nosso artigo e conferir algumas dicas de qual a importância de se ter uma horta em casa.

O vegetais fornecem inúmeros nutrientes ao nosso organismo. Monte pratos coloridos e cheios de vida na sua casa. Foto de Marie T
O vegetais fornecem inúmeros nutrientes ao nosso organismo. Monte pratos coloridos e cheios de vida na sua casa. Foto de Marie T

Começando pela sua nutrição

Carboidratos (açúcares e amido), proteínas, gorduras, minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas (A, B, C, E e K) e água. Todos estes citados são exemplos de ótimos nutrientes que podem ser obtidos a partir de uma horta caseira, estas vitaminas são essenciais ao corpo humano, fornecendo energia e, desempenhando funções construtoras que ajudam na formação do sangue, dos músculos e dos órgãos, de tal forma que são muito importantes para o desenvolvimento mental e físico.

Uma fonte de relaxamento

Ter uma horta em casa não é apenas ter uma boa saúde, e sim ter um ótimo estado mental, servindo quase que como uma terapia verde, um momento para se esquecer dos problemas, focar em suas ervas e aliviar o estresse, dessa forma divirta-se fazendo sua alimentação e entrando em contato consigo mesmo.

Uma alimentação livre de agrotóxicos

Ter uma horta em casa é uma ótima forma de se livrar dos agrotóxicos, desta maneira protegendo melhor sua saúde e de sua família na hora de plantar e comer, pois nada é melhor do que fazer aquela refeição junto aos familiares mais queridos com uma comida totalmente natural. Além disso, ao produzir seu alimento sem agrotóxicos, você está preservando o meio ambiente.

Uma colheita farta e recompensadora. No seu jardim, você pode cultivar além dos vegetais comuns, variedades raras e difíceis de encontrar. Foto de B.D.'s World
Uma colheita farta e recompensadora. No seu jardim, você pode cultivar além dos vegetais comuns, variedades raras e difíceis de encontrar. Foto de B.D.’s World

Uma ajuda na alimentação das crianças

Incentive seus filhos, enteados, sobrinhos e netos a interagir com sua horta. Esta pode vir a ser uma ótima forma de mostrar a preciosidade da natureza e da vida, sendo uma excelente forma de ensinar a se ter responsabilidade também. Além disso, e não menos importante, principalmente nos dias de hoje, estaremos incentivando-as e educando-as na boa alimentação, pois quando a criança cria sua própria comida ela também sente o desejo de comê-la, de maneira que acabam inserindo mais verduras e legumes no seu dia a dia.

Uma forma de se economizar

Uma horta familiar pode vir a ser uma ótima forma de se economizar na hora das compras, além de ter produtos sempre frescos e confiáveis. A cada visita à feira, você pode acabar gastando bem menos do que gastaria se não tivesse este reforço em casa.
Por outro lado, a horta pode vir a ser um boa forma de se complementar a renda familiar. Venda os produtos excedentes para seus vizinhos, amigos e parentes, ou até mesmo em feiras e pequenos mercados do bairro.

Além de todos esses benefícios, a horta caseira ainda pode-se integrar e valorizar o paisagismo da sua casa. Foto de K M
Além de todos esses benefícios, a horta caseira ainda pode-se integrar e valorizar o paisagismo da sua casa. Foto de K M

Um farmácia em casa

Ter uma parte de sua horta reservada a plantas medicinais pode vir a ser uma ótima forma de se tratar a saúde quando algum ente querido ou você mesmo não estiver se sentindo muito bem. Há inúmeras plantas para diferentes males, basta escolher bem e remediar de forma certeira e eficiente quem estiver precisando. As ervas medicinais são muito procuradas atualmente e também podem lhe render um dinheiro extra.

Ter uma horta é muito mais do que jogar sementes no chão e esperar que cresçam, é uma forma de plantar toda sua determinação e motivação e vê-la florescer de forma inimaginável. Ter uma horta é certamente estar bem consigo mesmo.

Este artigo foi baseado em:
http://www.dummies.com/home-garden/gardening/organic-gardening/fertilizing-your-organic-garden/
http://www.vitaminasnaturais.com/natureza/plantas-medicinais/%20
https://publicgardens.org/news/monthly-e-newsletter/submission-guidelines
http://www.wiltshire.gov.uk/news/articles/more-volunteers-needed-to-take-on-key-role-supporting-children-in-care

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo