Floração de Amarílis

Foto de Shirokazan
Foto de Shirokazan

Pergunta: Olá, tenho uma amarílis que desde que ganhei nunca deu flores. Será que tem alguma maneira de ela florescer? Desde já obrigado – Neide Ramos

Resposta: Prezada Neide, a causa mais comum para que um amarílis não floresça ano após ano é a luminosidade insuficiente. O amarílis é uma planta que passa por um ciclo bem marcado, que inclui:
– crescimento das folhas
– armazenamento de reservas energéticas
dormência
– florescimento

Se o armazenamento resultar em poucas reservas, a planta não florescerá, e se dedicará a produzir mais folhas (que aumentem a sua capacidade de armazenamento no próximo ano). Assim, como as plantas se alimentam através da fotossíntese, é importante que o amarílis receba a luz solar direta durante as fases de crescimento e armazenamento. Após isso, ela pode ser levada para dentro de casa, onde pode passar pela dormência e florescimento, sem prejuízo. É importante reduzir as regas no inverno (seja ele frio ou seco), para que a planta possa entrar em dormência sem o risco de apodrecimentos. A fertilização, com adubos ricos em fósforo (farinha de ossos + torta de mamona ou NPK 4.14.8), deve ser feita durante a floração, crescimento e armazenamento, resguardando o período de dormência.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo