Entrevista: Paisagista Claudia Canales

Paisagista Claudia Canales. Foto arquivo pessoal.
Paisagista Claudia Canales. Foto arquivo pessoal.
Nossa entrevistada da vez é a paisagista Claudia Canales, uma paulistana que, depois de formada, viveu vários anos em Minas Gerais, viajou o mundo e resolveu adotar Curitiba como sua cidade. Logo que a conhece, você já percebe que está diante de uma mulher singular. Ela é daquelas pessoas que transmitem paz e tranquilidade, mas tem o olhar curioso. É zen, mas com muita energia. Com seu espírito investigativo, Claudia resolveu ir além no paisagismo, estudando a forma como as plantas, o jardim e seus elementos influenciavam na vida dos clientes, com um foco mais vibracional. Assim, sua proposta é especialmente holística e personalizada, tornando-a uma profissional diferenciada capaz de criar jardins belos, equilibrados e que se harmonizam tanto com a arquitetura quanto com as pessoas que habitam o local.

– Qual a sua formação e o que te levou a desenhar jardins vibracionais, preocupados com o bem estar?
Sou formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie de São Paulo e com especialização de paisagismo pela PUCPR. A trajetória profissional, projetando e fazendo jardins, me levou a perceber o quanto eles mudavam a energia das pessoas e dos lugares. No início, achei que era apenas a transformação de um ambiente inóspito para algo aconchegante, aprazível, porém fui percebendo que existia algo além de uma simples mudança de paisagem.

– Qual o papel do jardim na construção e desenvolvimento das energias de uma residência?
O jardim tem importância vital porque ele envolve a casa, logo, ele recebe quem chega, limpando e modificando a energia dos visitantes ou moradores e nutre constantemente quem está dentro da habitação.

Jardim Residencial. Projeto Claudia Canales Paisagismo. Foto arquivo pessoal.
Jardim Residencial. Projeto Claudia Canales Paisagismo. Foto arquivo pessoal.

– Quais técnicas você costuma utilizar para criar ou harmonizar um jardim, de forma que ele fique mais equilibrado com os anseios e necessidades dos proprietários?
Utilizo um pêndulo e o dual road para ver como a energia está. Utilizo meus estudos sobre o lado energético das plantas e muita intuição. Fazer um jardim não pode ser uma coisa mecânica. Devemos unir o conhecimento científico das plantas com um saber intuitivo.

– Apesar do misticismo entorno deste assunto, sabe-se que há toda uma ciência que explica as técnicas vibracionais. Você poderia explanar um pouco sobre isso?
Desconheço técnicas em jardins, apesar de acreditar que existam, principalmente nos Estados Unidos. Percebo um movimento onde as pessoas estão deixando de lado a “vergonha” de parecerem místicas para realmente sentir a vibração das coisas. E isto está presente até na Física Quântica.

“O jardim tem importância vital porque ele envolve a casa, logo, ele recebe quem chega, limpando e modificando a energia dos visitantes ou moradores e nutre constantemente quem está dentro da habitação.”

– Quais as maiores dificuldades enfrentadas por quem projeta jardins vibracionais?
Hoje não me preocupo com isto. As pessoas certas são atraídas para os profissionais certos. Quem procura um jardim vibracional já entende que os jardins são feitos para curar a alma e para melhorar a vida. Acreditando no seu trabalho, pesquisando, experimentando e sendo verdadeiro, são poucas as dificuldades encontradas.

– Quais as plantas e ou elementos que você utiliza com mais frequência em seus projetos e por quê?
Gosto muito das ervas e plantas medicinais pois tem uma vibração energética muito forte. Porém, cada planta traz em seu “DNA” um fator vibracional muito grande e você pode fazer uso deste “dom” para melhorar os ambientes. Elementos vão depender muito da ocasião, por exemplo, se um local eh muito “poluído” energeticamente podemos usar a água ou o fogo, dependendo do local. Estes elementos tem o poder de limpar e transmutar e também podem acalmar ou ativar, logo você precisa estar muito conectado com o cliente para perceber o que é melhor para cada situação.

– Plantas tem sentimento?
Muiiiito!!! As plantas, animais e pedras! Mas não da mesma forma dos humanos. Uma planta está feliz quando fica exuberante, floresce e frutifica ou fica muito vistosa! Uma planta nos dá muitos sinais de que está bem ou mal. Normalmente quando ela não está bem só percebemos quando morre e isto é pura falta de conexão nossa com a Natureza.

Mesmo pequenos espaços, em corredores por exemplo, podem ser jardins para dar uma pausa no dia a dia e recuperar as energias.  Projeto Claudia Canales Paisagismo. Foto arquivo pessoal.
Mesmo pequenos espaços, em corredores por exemplo podem ser jardins para dar uma pausa no dia a dia e recuperar as energias. Projeto Claudia Canales Paisagismo. Foto arquivo pessoal.

– Conte-nos algum caso prático de como o projeto do jardim influenciou na vida de uma ou mais pessoas.
São muitos! Mas tenho alguns muito marcantes. Me lembro de uma cliente que tinha uma família muito desajustada. Ela tinha problemas de equilíbrio emocional e o marido era uma pessoa muito ausente voltada para o trabalho. Os filhos, jovens ainda, quase não paravam em casa. Fiz um estudo bem aprofundado das melhores plantas a serem colocadas neste jardim e caprichei na quantidade de ervas curadoras. Envolvi a família ao máximo nas novas mudanças, fazendo com que todos tivessem alguma identificação no jardim. O resultado foi surpreendente. O jardim cresceu e floresceu com se tivesse “tomado fermento” e para minha surpresa, a família ficou mais equilibrada. Os filhos passaram a receber os amigos em casa e foi visível a mudança na qualidade de vida daquelas pessoas. Muito gratificante!

Para situações de proteção contra roubos o jardim também ajuda muito pois emite uma vibração de harmonia que as pessoas muito desequilibradas não conseguem suportar.

Jardins vibracionais são fantásticos em hospitais, casas de repouso, creches e locais onde a energia é muito conturbada.

Paisagista: Claudia Canales
Claudia Canales Paisagismo:
Endereço: Avenida Cândido Hartmann, 4405
Telefone: 41.3027-3327
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Claudia-Canales-Paisagismo/623353614348604
Senhora das Ervas:
Facebook: https://www.facebook.com/senhoradaservas/?fref=ts

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo