Dicas de Segurança e EPI

Ao projetar o jardim pense bem quem irá frequentá-lo. Se houver crianças e animais domésticos, cuidado para não adquirir espécies perigosas, principalmente plantas tóxicas.

Seja cuidadoso ao manusear equipamentos elétricos e ferramentas. Evite extensões e onde for possível, instale disjuntores. Nunca utilize equipamentos elétricos quando o jardim estiver molhado, sendo regado ou após a chuva.

Utilize o EPI
Não aplique agrotóxicos sem EPI

Tenha sempre equipamento de proteção individual (EPI) caso necessite aplicar produtos químicos como herbicidas e pesticidas. O equipamento de proteção deve incluir macacão completo, botas de borracha, luvas e máscara. Exija que o seu jardineiro utilize o EPI. Escolha ferramentas de comprimento e e peso adequados ao operador para evitar problemas posturais, entre outros. Qualquer problema será considerado um acidente de trabalho, inclusive uma picada de aranha.

A armazenagem de equipamentos elétricos, ferramentas e produtos químicos é muito importante. Cortadores de grama, foice e pás, etc podem conter lâminas cortantes e perigosas, guarde-as em ambiente seco, protegido e longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Da mesma forma, os produtos químicos devem ser guardados em recipientes fechados e identificados, em local seco, fresco e protegido da luz. Nunca coma, beba ou fume quando estiver preparando e aplicando produtos químicos. Tome um bom banho após a manipulação.

Siga sempre as recomendações do fabricante, quanto à diluição e quantidade necessária dos produtos. Não aplique em dias de vento, pois o produto poderá se espalhar mais que o desejado.

Jamais aplique produtos químicos durante a floração das plantas, para evitar intoxicar e matar insetos e pássaros polinizadores. Da mesma forma não aplique sobre as plantas da horta e pomar no período da colheita.

Cuidado com lagos e espelhos d’água em relação às crianças. Para protegê-las, você pode providenciar uma barreira natural, com muitas plantas em torno do lago. Ainda assim, deixe sempre as margens rasas e coloque pedras em volta para que as crianças possam se agarrar caso caiam na água. Uma rede grossa cobrindo a água pode ser uma boa alternativa para proteger as crianças.

Faça uma boa impermeabilização do lago, assim vazamentos serão prevenidos e o piso adjacente ao lago não ficará limoso e escorregadio.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Celia Ribeiro

    Bom dia, agradeço por essas dicas fiz o curso e é sempre bom rever
    lembrar e guardar e passar as informações muito grata celia J.

  • Celia Ribeiro

    Muito obrigada por nos relembrar e repassar estas informações muito importante, Célia Ribeiro.