Cupuaçu sem frutos

Flor do cupuaçu
Flor do cupuaçu

Pergunta: Meus caros, moro em uma cidade cujo clima de serra varia entre 25 a 30 graus em média e tenho um pé de cupuaçu que está muito florido mas não consegue manter o fruto já faz um ano. Fiz adubação a base de NPK 4-14-10 e tenho mantido bom aguamento, mas não sei muito o que fazer. Peço que me mande sugestão. Grato – Noilson Barros

Resposta: Prezado Noilson, acredito que o problema do seu pé de cupuaçu seja a falta de um namorado(a). O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma espécie de polinização cruzada. Ou seja, ela precisa do pólen de uma outra planta de cupuaçu, que não seja um clone (mudas irmãs de estaquia ou alporques por exemplo). Assim, procure plantar um novo pé de cupuaçu em sua propriedade, com origem diferente da primeira árvore. Você terá frutos, apenas quando as duas árvores florescerem e trocarem pólen. Neste caso, as duas plantas terão frutos.

Por hora, para amenizar a questão, você pode tentar coletar o pólen de uma árvore distante e polinizar manualmente sua planta, com a utilização de um pincel macio. O uso de abelhas também pode ajudar, pois elas viajam até 8 km em busca de flores. Assim, se houver algum pé de cupuaçu a essa distância as chances de eles se polinizarem será maior.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *