Cuidados pós transplante

Foto de  John
Foto de John

Pergunta: Comprei, recentemente, uma alamanda jovem que transplantei para um vaso. Ela está a pleno sol, em minha varanda. Há uns dois dias notei que as folhas estão perdendo o brilho, tão bonito e característico. Seria excesso de água?

Como está muito quente aqui no Rio, tenho sido bastante generosa com as regas. De preferência, rego as plantas à noite. Aparentemente, não existe nenhuma praga. Gostaria de saber o que fazer para que o brilho das folhas reapareça. Atenciosamente – Norma

Resposta: Cara Norma, é normal as plantas se ressentirem após o transplante. Ainda mais com um verão tórrido como este. Afinal, as raízes finas e delicadas sofrem danos, o que impede a perfeita absorção de água pela planta. Da mesma forma, as raízes também se tornam um foco importante de regeneração, que consome energia da planta. Mas não se desespere, para amenizar os danos, e permitir que sua alamanda passe o mais rapidamente por essa fase difícil, porém necessária, siga os seguintes conselhos:

– Mantenha a planta sob meia sombra, pegando o sol apenas de manhã ou à tardinha
– Continue irrigando abundantemente à noite, mas verifique se o vaso está drenando bem (sem empoçar)
– Não fertilize até que a planta dê sinais de crescimento

Após umas duas semanas sob meia sombra, vá gradualmente expondo ela ao sol pleno novamente. Você verá que logo, logo ela recuperará o viço e o brilho tão característico desta espécie.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo