Cuidados com violetas

Foto de Kai Yan Wong
Foto de Kai Yan Wong
Pergunta: Tenho algumas violetas em casa e as mantenho num local com luz indireta, ela não pegam sol. Só que de um tempo para cá, as folhas estão dobrando e elas pararam de ser desenvolver, faço as regas de maneira adequada. Elas não parecem estar com excesso de água nem com falta. Não mudei em nada os cuidados, o que pode estar havendo? – Bianca

Resposta: Prezada Bianca, além dos cuidados básicos que temos rotineiramente com as violetas, precisamos de alguns cuidados intensivos a serem feitos ao menos uma vez ao ano. Estes cuidados incluem o replantio, com a troca do substrato e a adubação.

Estes passos são simples e necessários para devolver o viço de plantas cansadas. Provavelmente o substrato já se esgotou de nutrientes e o sistema radicular precisa de novas raízes para nutrir a planta a contento.

Compre substrato próprio para violetas ou plante-as diretamente em terra vegetal. Preocupe-se em enterrar o caule que se formou com a queda das folhas velhas. Deste caule surgirão novas raízes que melhorarão a captação de nutrientes pela planta.

Nunca efetue este transplante no inverno frio, pois a manipulação da planta durante o período de dormência pode acarretar em apodrecimento.

Depois do transplante fique de olho até que saiam as primeiras folhas. Agora você pode adubar sem medo. Tente adquirir fertilizantes próprios para violetas e siga sempre a recomendação do fabricante quanto à dosagem do produto.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo