Plantas Marginais

Planta-mosaico – Ludwigia sedioides

A planta-mosaico é uma espécie de planta aquática, herbácea, ideal para as margens de laguinhos e tanques. Nativa do Brasil e Venezuela, ela se caracteriza pelo belo efeito de simetria

Acorus – Acorus gramineus

O acorus é uma planta herbácea, rizomatosa, que a primeira vista parece uma grama (Poaceae), no entanto, ela não é uma grama verdadeira e pertence a uma família própria, a

Mureré – Eichhornia paniculata

Esta espécie de Mureré, destaca-se por apresentar flores menores e delicadas, dispostas em longas inflorescências do tipo panícula, diferente de Eichhornia crassipes que apresenta inf…

Cavalinha – Equisetum spp

Esta planta apresentou uma evolução interessante, onde suas folhas reduziram-se a escamas, sendo que a fotossíntese é realizada por hastes ocas e articuladas. Para sua reprodução assexuada pr…

Buriti – Mauritia flexuosa

O buriti é uma palmeira dióica, aquática, muito frutífera e ornamental, que apresenta uma íntima relação com a água durante o seu desenvolvimento. Ele caracteriza uma formação única do cerrado,

Ninféia-vermelha – Nymphaea rubra

Planta de folhagem e florescimento bastante ornamental, a ninféia-vermelha acrescenta beleza e misticismo aos jardins com lagos. Suas folhas flutuantes são grandes, arredondadas e com bordas…

Banana-d’água – Typhonodorum lindleyanum

A banana-d’água é uma planta arbustiva, perene, aquática, de textura herbácea, que chega a atingir 4 metros de altura. O caule aparente da planta é na verdade um falso-caule, formado pelos p…

Vitória-régia – Victoria amazonica

A vitória-régia é uma planta aquática gigante e rizomatosa, nativa da Amazônia. Suas folhas são circulares, enormes, podendo alcançar 2,5 metros de diâmetro, e flutuantes, com bordos eleva…

Agrião – Nasturtium officinale

O agrião é uma planta herbácea, perene, de rápido crescimento e utilizada há muito tempo como salada e medicinal. De caule tenro, verde, carnoso, glabro e fistuloso (oco), o agrião pode alca…

Lótus – Nelumbo nucifera

O lótus é uma planta aquática repleta de significados religiosos e míticos. No budismo, devido ao seu ciclo de vida, simboliza a vida eterna e a renovação. Suas folhas são grandes, arrendod…

Junco – Juncus effusus

O junco apresenta desenvolvimento vertical, criando um belo contraste de formas com as outras plantas. Quando plantada isolada, em vasos dentro de espelhos d’água, têm sua beleza valorizada re…

Ninféia-branca – Nymphaea alba

A ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, em regiões de clima temperado. Suas folhas são grandes, emersas, semi-flutuantes, cordiformes, coriáceas,…

Ninféia-azul – Nymphaea caerulea

Excelente para espelhos de água e laguinhos ornamentais, a niféia-azul apresenta uma bela folhagem flutuante. As folhas são grandes, lisas e com as bordas irregulares e levemente enroladas. A…

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.