Plantas Aquáticas

canna_limbata

Beri-silvestre – Canna limbata

O birí-silvestre é uma planta muito rústica, de folhagem ornamental, composta de folhas firmes e grandes. Suas inflorescências são compostas de flores de coloração vermelha e amarela, apre…

typhonodorum_lindleyanum

Banana-d’água – Typhonodorum lindleyanum

A banana-d’água é uma planta arbustiva, perene, aquática, de textura herbácea, que chega a atingir 4 metros de altura. O caule aparente da planta é na verdade um falso-caule, formado pelos p…

erythrina_crista-galli

Mulungu – Erythrina crista-galli

O mulungu é uma árvore largamente utilizada no paisagismo urbano. Suas folhas são compostas, trifolioladas com folíolos glabros, de coloração verde levemente acinzentado. As flores são verm…

canna_x_generalis

Bananeirinha-de-jardim – Canna x generalis

A bananeirinha-e-jardim é uma planta de folhagem bastante vistosa e verde, às vezes arroxeada, composta de folhas firmes e grandes. Suas inflorescências são compostas de flores grandes de colo…

victoria_amazonica

Vitória-régia – Victoria amazonica

A vitória-régia é uma planta aquática gigante e rizomatosa, nativa da Amazônia. Suas folhas são circulares, enormes, podendo alcançar 2,5 metros de diâmetro, e flutuantes, com bordos eleva…

iris_sibirica

Flor-de-lis-da-sibéria – Iris sibirica

A flor-de-lis-da-sibéria é uma bela florífera, que forma touceiras grandes e de textura delicada. Suas folhas são delgadas, lineares como as de um capim e com coloração verde intensa. Ela fo…

hedychium_chrysoleucum

Lírio-amarelo-do-brejo – Hedychium chrysoleucum

O lírio-amarelo-do-brejo é uma planta rizomatosa da família dos gengibres. Sua folhagem é bastante vistosa e vigorosa, tipicamente tropical, com folhas largas e coriáceas. As inflorescências…

hedychium_coronarium

Gengibre-branco – Hedychium coronarium

Excelente planta palustre, o gengibre branco é muito vistoso. Sua folhagem é verde brilhante e muito ornamental. As flores são brancas, grande e muito perfumadas e se formam o ano todo. Este gen…

salix_x_pendulina

Salgueiro-chorão – Salix x pendulina

Os salgueiros-chorões atuais mais difundidos como árvores ornamentais são resultantes da hibridização entre a cultivar Salix babylonica ‘Pendula’ com S. alba, originando…

mimosa_flocculosa

Bracatinga-rósea – Mimosa flocculosa

A bracatinga-rósea é uma arvoreta ramificada de folhas verde-prateadas, nativa do Brasil. As folhas são típicas da família das mimosas, assim como na caliandra e na albizia, elas são compost…

nasturtium_officinale

Agrião – Nasturtium officinale

O agrião é uma planta herbácea, perene, de rápido crescimento e utilizada há muito tempo como salada e medicinal. De caule tenro, verde, carnoso, glabro e fistuloso (oco), o agrião pode alca…

crinum_erubescens

Açucena-da-água – Crinum erubescens

De folhas largas e grandes, esta açucena produz no verão flores muito perfumadas de cor branca e vinho. É uma planta rústica, que aprecia a umidade, portanto deve ser irrigada periodicamente o…

nelumbo_nucifera

Lótus – Nelumbo nucifera

O lótus é uma planta aquática repleta de significados religiosos e míticos. No budismo, devido ao seu ciclo de vida, simboliza a vida eterna e a renovação. Suas folhas são grandes, arrendod…

cyperus_giganteus

Papiro-brasileiro – Cyperus giganteus

Engana-se quem acredita que este é o papiro utilizado pelos egípcios. Na verdade esta planta é brasileira, mas é muito parecida com o Cyperus papyrus, o papiro verdadeiro. O papiro-br…

hedychium_coccineum

Gengibre-vermelho – Hedychium coccineum

Com belas inflorescências compostas de flores vermelhas, este gengibre se encaixaria muito bem em jardins tropicais, não fosse por um motivo: Como é originária de locais frios, ela se desenvo…

ruellia_coerulea

Ruélia-azul – Ruellia coerulea

A ruélia-azul é uma florífera herbácea muito versátil e rústica, de folhagem e florescimento decorativos. Possui ramagem ramificada e folhas lanceoladas, alongadas, opostas e uma coloração…

brugmansia_suaveolens

Trombeteiro – Brugmansia suaveolens

O trombeteiro é um arbusto grande e ereto, que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas são grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face inferior. As flores em f…

nymphaea_alba

Ninféia-branca – Nymphaea alba

A ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, em regiões de clima temperado. Suas folhas são grandes, emersas, semi-flutuantes, cordiformes, coriáceas,…

juncus_effusus

Junco – Juncus effusus

O junco apresenta desenvolvimento vertical, criando um belo contraste de formas com as outras plantas. Quando plantada isolada, em vasos dentro de espelhos d’água, têm sua beleza valorizada re…

nymphaea_caerulea

Ninféia-azul – Nymphaea caerulea

Excelente para espelhos de água e laguinhos ornamentais, a niféia-azul apresenta uma bela folhagem flutuante. As folhas são grandes, lisas e com as bordas irregulares e levemente enroladas. A…

Receba o Jardineiro.net no seu e-mail!


Ajude este site. Vote!
Eventos
  • 6ª Feira de Flores da Paraíba

    [caption id="attachment_15916" align="aligncenter" width="500"] Foto de Naoki Takehara[/caption]O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), promove de quinta-feira (8) a sábado (10) a 6ª edição da Feira de…
  • Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais

    [caption id="attachment_15913" align="aligncenter" width="500"] Foto de Virginia Sanderson[/caption] A Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais volta a ser realizada em Jaraguá do Sul. A Adori - Associação de Orquidofilia do Itapocu marcou a mostra…