Gramados e Forrações

ludisia discolor

Ludisia – Ludisia discolor

A ludisia é uma orquídea terrestre ou rupícola, de folhagem e florescimento ornamentais, mas que se destaca principalmente como forração, em locais sombreados, ao contrário da grande maioria das orquídeas

anthurium_andraeanum

Antúrio – Anthurium andraeanum

O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode…

maranta_leuconeura_kerchoveana

Maranta-pena-de-pavão – Maranta leuconeura

Folhagem excelente como forração em áreas semi-sombreadas. As folhas ornamentais são ovais com manchas escuras e com o verso branco. As flores são brancas e discretas e não tem importância …

hedera_canariensis

Hera-da-algéria – Hedera canariensis

Além de ser trepadeira, a hera-da-algéria serve como excelente forração substituindo gramados, principalmente sob a copa das árvores onde dificilmente os gramados se desenvolvem. Também pres…

evolvulus_glomeratus

Evólvulo – Evolvulus glomeratus

O evóvulo é uma planta herbácea, bastante rústica e fácil de cultivar. Suas folhas são pequenas, ovaladas e recobertas for uma fina lanugem branca, que lhe dá uma textura aveludada. A folha…

solenostemon_scutellarioides

Cóleus – Solenostemon scutellarioides

O cóleus é uma planta herbácea muito apreciada pelo colorido de suas folhas. Ela originou-se da hibridização entre espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e <e…

Dragãozinho

Espironema – Callisia warszewicziana

A espironema é uma planta herbácea, perenifólia, suculenta, de folhagem e florescimento ornamentais. Seu caule é curto e emite ramificações que podem originar novas plantas. Apresenta folhas dispostas em roseta,

pennisetum_setaceum

Capim-do-texas – Pennisetum setaceum

O capim-do-texas é uma gramínea de folhagem densa e inflorescências muito ornamentais. As folhas são afiladas e longas, podendo ser verdes, avermelhadas ou roxas de acordo com a cultivar. As f…

6251032386_1ab459647a

Alho-social – Tulbaghia violacea

O alho-social é uma planta herbácea, bulbosa, entouceirada e florífera, originária da África do Sul e amplamente utilizada em jardins por suas qualidades ornamentais e baixa manutenção. Suas folhas tem

6017541343_35ccf278df_b

Alecrim-costeiro – Westringia fruticosa

O alecrim-costeiro é uma planta arbustiva e florífera, nativa da costa leste da Austrália. Sua ramagem é ereta, lenhosa e bastante ramificada, com aspecto geral bastante denso e arredondado. As

ctenanthe_setosa

Maranta-cinza – Ctenanthe setosa

A maranta-cinza é uma folhagem ornamental, herbácea e rizomatosa, com altura entre 30 a 60 centímetros. Suas folhas são elípticas, alongadas e sustentadas por longos pecíolos pilosos que des…

kaempferia_rotunda

Cananga-do-japão – Kaempferia rotunda

A cananga-do-japão, também chamada de flor-da-ressurreição, é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem e floração peculiares e ornamentais. O rizoma da planta, rico em substâncias de …

poa_pratensis

Grama-azul – Poa pratensis

A grama-azul tem folhas lineares, estreitas e macias, de coloração verde-escura azulada. É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. É indicada para diverso…

Glechoma_hederacea_subsp_grandis_(200705)

Hera-de-canteiro – Glechoma hederacea

A hera-de-canteiro é uma planta herbácea, rasteira, de folhagem e florescimento ornamentais. Suas folhas são aromáticas, redondas a reniformes (forma de rim), verdes ou arroxeadas, com margens crenadas, pubescentes e

pilea_microphylla

Brilhantina – Pilea microphylla

A brilhantina é uma planta de textura peculiar, suas folhas são muito brilhantes, suculentas e pequeninas, de coloração verde-clara. Sua estrutura é bastante ramificada e ereta assemelhando-s…

800px-Starr_080117-1635_Muehlenbeckia_complexa

Planta-arame – Muehlenbeckia complexa

A planta-arame é uma trepadeira dióica, semi-decídua, vigorosa e muito ramificada. Sua ramagem é entouceira, entrelaçada, um tanto esparsa, mas de crescimento uniforme, com aspecto de arame enredado e textura

axonopus_compressus

Grama-são-carlos – Axonopus compressus

A grama-são-carlos tem folhas largas, lisas e sem pêlos. É estolonífera, isto é, o caule fica acima do solo e emite as raízes para baixo e as folhas para cima. De coloração verde vibrante …

2077333804_36a1c08887_z

Dianela – Dianella tasmanica

A Dianela é uma planta herbácea, perene, rizomatosa e entouceirada, nativa da Austrália e Tasmania, que vem conquistando os jardins brasileiros, como um excelente forração. Dos rizomas carnosos, surgem as

filodendro_brasil

Filodendro-brasil – Philodendron hederaceum

O filodendro-brasil é uma planta herbácea e tropical, que apresenta folhagem de cores vivazes, contrastantes entre si, oferecendo um visual estonteante. O nome ‘Brasil’, dado à cultivar é uma referência

vinca_major

Vinca-pendente – Vinca major

A vinca-pendente é uma planta herbácea e perene, de ramagem prostrada, pubescente e seiva leitosa. Apresenta folhas ovaladas ou cordiformes, coriáceas, opostas e brilhantes, muito ornamentais,…

Receba o Jardineiro.net no seu e-mail!


Ajude este site. Vote!
Eventos
  • 6ª Feira de Flores da Paraíba

    O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), promove de quinta-feira (8) a sábado (10) a 6ª edição da Feira de Flores da Paraíba, na sede da central de abastecimento, em João Pessoa. As opções dos presentes para o Dia das Mães, que acontece no próximo domingo (11), estarão à disposição dos consumidores a partir das…
  • Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais

    A Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais volta a ser realizada em Jaraguá do Sul. A Adori - Associação de Orquidofilia do Itapocu marcou a mostra para o período de 16 a 18 de maio, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. O tema da exposição é bastante sugestivo: "Brasil, País do Futebol e da Natureza". A abertura será no…