Gramados e Forrações

asparagus_densiflorus

Aspargo-pluma – Asparagus densiflorus

Com aspecto de pluma, este aspargo conquistou os jardins brasileiros. É uma bela folhagem, composta de vários ramos, com folhas em forma de espinhos e pseudofolhas em forma de agulha, que se dis…

curculigo_capitulata

Curculigo – Curculigo capitulata

O curculigo é uma folhagem rizomatosa tipicamente tropical. Ela apresenta touceiras bonitas, com suas folhas verdes, grandes, largas e plissadas, que lembram um pouco as folhas das palmeiras. As …

dedo-de-dama_mammillaria_elongata

Dedo-de-dama – Mammillaria elongata

A dedo-de-dama é uma cactácea florífera e muito popular, nativa de áreas rochosas, da região central do México. Ela é desprovida de folhas, e se caracteriza por ramos alongados, verdes,

chlorophytum_orchidastrum

Lumina – Chlorophytum orchidastrum

Lumina é uma cultivar da espécie Chlorophytum orchidastrum. Esta espécie é relacionada botanicamente ao popular clorofito (C. comosum), sendo que ambas pertencem ao mesmo gê…

vetiver_chrysopogon_zizanioides

Vetiver – Chrysopogon zizanioides

O vetiver é uma gramínea perene conhecida desde a antiguidade em todo mundo, pelo aroma que é extraído de suas raízes e por sua qualidade de demarcar áreas. É uma

polygonum_capitatum

Tapete-inglês – Polygonum capitatum

O tapete-inglês é uma planta herbácea, reptante e perene, que alcança 15 a 20 cm de altura. Sua ramagem é delicada, de cor castanha e as folhas são lanceoladas, pubescentes, com margens e ne…

chamaeranthemum_venosum

Prateadinha – Chamaeranthemum venosum

A prateadinha é uma herbácea perene, de folhagem muito ornamental e aspecto compacto. Suas folhas são simples e pequenas, de formato elíptico-ovalado. Sua beleza está no grande contraste entr…

planta_da_amizade-pilea_involucrata

Planta-da-amizade – Pilea involucrata

A planta-da-amizade (Pilea involucrata) é uma planta herbácea e suculenta, com folhagem compacta e ornamental, que é muito aproveitada na decoração de interiores, como planta envasada. O nome “planta-da-amizade” vem

ludisia discolor

Ludisia – Ludisia discolor

A ludisia é uma orquídea terrestre ou rupícola, de folhagem e florescimento ornamentais, mas que se destaca principalmente como forração, em locais sombreados, ao contrário da grande maioria das orquídeas

anthurium_andraeanum

Antúrio – Anthurium andraeanum

O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode…

maranta_leuconeura_kerchoveana

Maranta-pena-de-pavão – Maranta leuconeura

Folhagem excelente como forração em áreas semi-sombreadas. As folhas ornamentais são ovais com manchas escuras e com o verso branco. As flores são brancas e discretas e não tem importância …

hedera_canariensis

Hera-da-algéria – Hedera canariensis

Além de ser trepadeira, a hera-da-algéria serve como excelente forração substituindo gramados, principalmente sob a copa das árvores onde dificilmente os gramados se desenvolvem. Também pres…

evolvulus_glomeratus

Evólvulo – Evolvulus glomeratus

O evóvulo é uma planta herbácea, bastante rústica e fácil de cultivar. Suas folhas são pequenas, ovaladas e recobertas for uma fina lanugem branca, que lhe dá uma textura aveludada. A folha…

solenostemon_scutellarioides

Cóleus – Solenostemon scutellarioides

O cóleus é uma planta herbácea muito apreciada pelo colorido de suas folhas. Ela originou-se da hibridização entre espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e <e…

Dragãozinho

Espironema – Callisia warszewicziana

A espironema é uma planta herbácea, perenifólia, suculenta, de folhagem e florescimento ornamentais. Seu caule é curto e emite ramificações que podem originar novas plantas. Apresenta folhas dispostas em roseta,

pennisetum_setaceum

Capim-do-texas – Pennisetum setaceum

O capim-do-texas é uma gramínea de folhagem densa e inflorescências muito ornamentais. As folhas são afiladas e longas, podendo ser verdes, avermelhadas ou roxas de acordo com a cultivar. As f…

6251032386_1ab459647a

Alho-social – Tulbaghia violacea

O alho-social é uma planta herbácea, bulbosa, entouceirada e florífera, originária da África do Sul e amplamente utilizada em jardins por suas qualidades ornamentais e baixa manutenção. Suas folhas tem

6017541343_35ccf278df_b

Alecrim-costeiro – Westringia fruticosa

O alecrim-costeiro é uma planta arbustiva e florífera, nativa da costa leste da Austrália. Sua ramagem é ereta, lenhosa e bastante ramificada, com aspecto geral bastante denso e arredondado. As

ctenanthe_setosa

Maranta-cinza – Ctenanthe setosa

A maranta-cinza é uma folhagem ornamental, herbácea e rizomatosa, com altura entre 30 a 60 centímetros. Suas folhas são elípticas, alongadas e sustentadas por longos pecíolos pilosos que des…

kaempferia_rotunda

Cananga-do-japão – Kaempferia rotunda

A cananga-do-japão, também chamada de flor-da-ressurreição, é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem e floração peculiares e ornamentais. O rizoma da planta, rico em substâncias de …

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Eventos

  • Expoflora 2014

    Expoflora 2014

    A Expoflora acontece de 29 de agosto até 28 de setembro e é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente para dar as boas-vindas…Leia …Leia mais ›