Cerca-viva na praia

Foto de Maurício Mercadante
Foto de Maurício Mercadante

Pergunta: Tenho um terreno arenoso na beira da praia em Florianópolis. Gostaria de ter uma cerca viva margeando ele. Qual a melhor opção de preparo da terra e de plantas para este tipo de terreno com drenagem rápida? – Cícero Fernando Stahnke

Resposta:  Olá Cícero,

Para o preparo do solo em regiões tão arenosas o recomendado é sempre incorporar matéria orgânica. Procure pela fonte mais econômica ou faça uma mistura entre terra vegetal, casca de arroz carbonizada, fibra de côco, etc. O composto orgânico de fabricação caseira também é uma ótima opção. Essa tarefa deve ser feita no plantio e depois sempre, a cada manutenção do jardim, para repor a matéria orgânica, visto que o material tende a se decompor e a lixiviar rapidamente neste tipo de solo.

Quanto à espécie de escolha, sempre vale à pena ver o que deu certo no terreno dos vizinhos. Eu particularmente gosto muito da Clúsia (Clusia fluminensis). Ela é nativa justamente dessas regiões de restinga, na beira da praia, e é brasileira. Ainda tolera podas para ter o formato formal de cerca viva.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Trintin

    Maravilha, sempre de muita valia esses post