75 Ideias de Plantas para terrários

Montagem de terrários com diversas plantas para ambientes úmidos. Foto de Amy Gizienski
Montagem de terrários com diversas plantas para ambientes úmidos. Foto de Amy Gizienski

Mini jardins em recipientes de vidro ou cerâmica, os terrários são lindos e cada vez mais populares. Além disso necessitam de pouca rega e podem ficar dentro de casa, próximo a um local bem iluminado. Acrescentam charme a mesas laterais, escrivaninhas de escritórios, espaços gourmet no jardim, entre tantas outras opções. Mas que plantas escolher na hora de montar seu terrário? Saiba que há alguns critérios que nos ajudam a fazer boas escolhas na hora de planejar as espécies que conviverão juntas neste tipo de ambiente. Com as espécies corretas, há grandes chances do seu terrário ficar bonito por muito tempo, necessitando poucas trocas e manutenções. Vamos lá?

Primeiramente, há que se saber que há dois tipos principais de terrários, a saber: os abertos e os fechados. Nos terrários abertos, podemos cultivar muitos tipos de plantas, desde que tenham a mesma necessidade hídrica. As mais comuns neste tipo de terrário são os cactos e suculentas, mas nada impede que sejam outros tipos de plantas. Nestes terrários a água evapora escapando do sistema e por este motivo, há necessidade de regas mais frequentes. Nos terrários fechados, via de regra, a umidade costuma ser alta. Assim, este tipo de terrário pede plantas que tolerem e de preferência apreciem a alta umidade ambiental. Nesta situação, o calor faz com que a água evapore e condense nas paredes do terrário, escorrendo depois para o substrato.

Terrário aberto com cactos e suculentas. Foto de Sonny Abesamis
Terrário aberto com cactos e suculentas. Foto de Sonny Abesamis

Depois de escolhido o tipo de terrário que você vai construir, leve em consideração o seguinte:
– As plantas, além de ter uma necessidade hídrica semelhante, devem ter necessidades de luz, fertilizante e tipo de substrato também iguais.
– As plantas devem ser um porte final (planta adulta), pequeno. Isso facilita não somente a manutenção, reduzindo as podas, como também é mais harmonioso no seu terrário, que comportará mais plantas, se estas forem pequenas e terá uma proporção mais adequada, dando o desejado efeito de mini-jardim.
– Combine plantas com diferentes alturas, cores e tamanhos de folhas. Se todas as plantas forem verdes e de folhas miúdas e com o mesmo porte seu pequeno jardim será entediante. Crie interesse ao usar plantas que se complementam nas cores e texturas.
– Locais bem iluminados permitem o uso de plantas com flores, já os mais sombreados e frescos são ideais para folhagens e musgos.

Plantas para terrários fechados e bem iluminados:

Plantas para terrários fechados sob luz difusa:

Plantas carnívoras para terrários:

  • 50. Pinguicula – Pinguicula vulgaris
  • 51. Planta-cobra – Darlingtonia californica
  • 52. Sarracenia – Sarracenia purpurea
  • 53. Drosera – Drosera capensis
  • 54. Dionéia – Dionaea muscipula

Plantas para terrários abertos:

pinterest_terrarium_plants

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Cristina Hirsch

    Estou iniciando nesse campo e achei o artigo muito elucidativo. Recomendo!

  • DANIEL

    Seria legal fazer um tópico mostrando quais os tipos de plantas que podemos colocar juntas no terrário. Vocês fizeram uma breve separação de planta para terrário aberto, fechado e tal. Porém algumas, como vocês mesmos disseram, precisam de um tipo de solo, tipo de umidade e iluminação, gerando assim uma grande dúvida na hora de selecioná-las. Obrigado =)