7 Dicas rápidas para você aplicar o Feng Shui no Jardim

Uma fonte com água, traz a energia da água em movimento. Foto de /bobthemagicdragon

O Feng Shui surgiu há mais de cinco mil anos na China, fruto de experiências e observações da natureza aliada a várias filosofias. Seus estudiosos acreditavam na proposta de que cada ambiente deveria ser harmonizado de maneira que a energia fluísse livremente. E como cada local possui uma energia específica, seus conceitos ajudam a neutralizar possíveis energias negativas, trazendo boas vibrações ao dia a dia de seus habitantes. E com a energia fluindo, muitos aspectos de suas vidas também fluirão. Afinal, cuidar do ambiente em que vivemos é cuidar também de nós mesmos. Neste artigo, vamos te contar 7 dicas rápidas para você aplicar o Feng Shui no jardim:

  1. Use a Rosa-dos-ventos
  2. A área Norte
  3. A Área Sul
  4. A Área Leste
  5. A Área Oeste
  6. O Centro
  7. A Água
A rosa-dos-ventos pode muito bem substituir o ba-guá utilizado no Feng Shui.

Sendo o Feng Shui baseado nas forças da natureza, nada melhor do que começar pelo jardim. E não importa seu tamanho, mas o equilíbrio vital que traga a sensação de bem estar assim que adentramos nele. Uma boa dica para quem deseja começar um mas não sabe como, é utilizar a rosa dos ventos. Bastante utilizada nos sistemas de navegação, a imagem representa os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste). Cada uma dessas áreas reflete um ponto de energia.

Na área norte (que reflete o sucesso), invista em plantas e flores de tons escuros como a alfazema, também em poejo e erva-doce (que motiva a vencer desafios).

Flores vermelhas emanam energias o foco! Foto de Rich Cumbers

No Sul (área da carreira e trabalho) opte por cores em tons vermelhos, amarelos e laranjas. Como sabemos, as cores tem uma importância vital na harmonização, e essas cores específicas trazem a sensação de bem-estar e aumentam o foco, além de aumentar a energia do ambiente.

No Leste (área de saúde e família), aproveite para plantar uma árvore, macieiras e cerejeiras são bem vindas, assim como pequenos vasos com plantas diversas como a pariparoba, dentes-de-leão, capim-cidreira e outras.

A região Oeste (bem estar e criatividade) pode ser utilizada como área de lazer ou meditação, e pode ser ponteada com vasos de camomila, jasmim e alecrim. É interessante também inserir elementos como uma cascata ou lago artificial, que trarão boas energias para o jardim.

O importante é que o centro do jardim deva estar livre, para que a energia possa circular. Nesse local não coloque bancos, árvores ou plantas. As pedras são elementos que tem uma energia baixa, e combinam bem com as plantas e a terra. No entanto, evite coloca-las de maneira aleatória, dando prioridade em fazer pequenos caminhos. Desta maneira elas se conectarão mais positivamente com o local.

Evite bancos no centro do jardim, mas utilize-os para estimular a contemplação e a meditação. Foto de Johannes Ortner

A água é centro de vida e um elemento positivo, fazendo a energia fluir quando em movimento. Desta maneira, evite deixa-la estancada ou suja. Experimente colocar uma fonte, mas observe sempre se ela está limpa e livre de dejetos, folhas secas ou qualquer material que possa cair sobre ela e estanque sua movimentação. E caso deseje fazer do local um ponto de encontro, prefira utilizar móveis de maneira, que serão incorporados harmoniosamente ao ambiente.

Lembre-se sempre: as plantas podem ser de diversos tipos, tamanho e cores, mas devem estar sempre saudáveis e floridas, trazendo vida ao local. Para ampliar essa sensação, plante-as ou as disponha em formas de ondas, e evite linhas retas ou quadradas. Afinal, queremos que a energia circule livremente pelos espaços.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

  • Ge Silva Batista

    como encontro o norte. leste ondeo sol nasce, oeste o sol se poe .Norte e sul?

  • Doris Rampazzo

    Caro Gê Batista: para achar os pontos cardeais de forma prática e sem erro, procure um espaço aberto na área que vc quer aplicar o feng shui e de manhã bem cedo identifique o lado em que o sol nasce. Coloque-se de pé no centro do espaço com seu braço direito erguido e esticado na altura do ombro apontando a direção ao sol nascente. Este lado em que o sol nasce é o LESTE. Á sua frente estará o NORTE. Erga seu braço esquerdo à altura do ombro e alinhe-o no lado oposto ao seu braço direito, fazendo uma linha reta – o lado que apontar será o OESTE. Atrás de vc estará o SUL. Aqui na região Sudeste do Brasil o percurso do sol durante o dia ilumina (percorre) o quadrante Norte. Seguindo o sentido dos ponteiros do relógio, partindo do ponto de nascimento do sol, no ponto mediano entre Leste e Sul vc terá o Sudeste; entre Sul e Oeste vc terá o Sudoeste; entre Oeste e Norte vc terá o Noroeste e entre Norte e Leste vc terá o Nordeste.

  • Ge Silva Batista

    obrigada Doris. A gente aprende na escola. Não aplicamoscomfrequencia.Esquecemos