6. Planejando seu jardim: As áreas úteis

A entrada da casa é considerada uma área pública para efeitos de paisagismo. Foto de Ian Britton
A entrada da casa é considerada uma área pública para efeitos de paisagismo.
Foto de Ian Britton
A localização e o desenho de suas áreas úteis vão depender das preferências e necessidades de sua família. As utilidades específicas planejadas e a quantidade de espaço disponível irão determinar o tamanho das áreas úteis. Considere as relações entre as atividades dentro e fora da casa. Você vai querer, por exemplo, manter silenciosas as áreas próximas aos quartos, enquanto o barulho pode ficar perto da cozinha, ou até mesmo longe da casa, se o espaço permitir.

Duas grandes áreas devem fazer parte de qualquer projeto de paisagismo residencial: As áreas públicas e as áreas privativas.

A área pública geralmente inclui o jardim da frente, os caminhos, o acesso e as garagens para os automóveis, além é claro, da entrada da casa. Em casas de esquina, a áreas públicas podem se estender para o lado e os fundos do terreno também.

A entrada da casa e o jardim da frente são a parte mais pública da maioria dos quintais das pessoas. Você pode projetar toda frente da casa pensando na vista pública ou, devido ao pouco espaço do terreno ou a uma necessidade maior de áreas privativas, feche este espaço com plantas, cercas ou ambos. Lembre-se que a entrada e o jardim da frente contribuem de forma importante para a aparência da vizinhança. Assim, árvores, arbustos, flores, gramados, cercas e outras estruturas devem se ajustar às características do bairro.

O acesso para os carros  deve ser visto como uma área pública e deve facilitar o serviço. Foto de Miss Steel
O acesso para os carros deve ser visto como uma área pública.
Foto de Miss Steel
Os acessos para automóveis e os caminhos ligam sua casa às ruas do bairro. Considere a topografia, segurança e as características do terreno quando projetar a localização dessas áreas. Mantenha os aclives e declives o mais gentis quanto possível e faça o mínimo possível de estradas de acesso. Lembre-se de facilitar a manutenção do paisagismo com entradas que facilitem o serviço e o acesso a diferentes áreas. Tenha em mente como você quer que as visitas se locomovam das áreas de estacionamento até a entrada principal da casa.

A área privativa do seu terreno consiste nos espaços de estar, serviço, recreação e áreas com múltiplos usos, dependendo das necessidades que você identificou no artigo anterior.

Um espaço para churrasqueira é uma escolha bastante popular. Foto de  Julian Walker
Um espaço para churrasqueira é uma escolha bastante popular.
Foto de Julian Walker
Uma área externa de lazer pode incluir recursos tais como terraço, deque, pátio, alpendre e áreas para churrasqueiras, cozinha gourmet, banho de sol ou apenas para relaxar. Tente estimar o número de pessoas que poderão usar cada área ao mesmo tempo, assim você poderá projetar de acordo.

Muitos proprietários gostam de ter uma área de serviço para coisas como horta, pomar e depósitos de madeira e lixo. Escolha essas áreas com cuidado. Hortas e flores necessitam sol pleno e solo adequado. Depósitos de madeira e lixo devem ser áreas de fácil acesso, porém dem fica fora da vista.

Você também pode querer áreas para lazer ao ar livre, como quadra de futebol, piscina, estufas ou outros propósitos. O tamanho do terreno, as necessidades da família e as finanças irão determinar quando espaço você pode alocar para este tipo de área.

É possível ter uma área para relaxar, brincar e fazer churrascos, tudo aproveitando um espaço só. Foto de  Márcio Cabral de Moura
É possível ter uma área para relaxar, brincar e fazer churrascos, tudo aproveitando um espaço só. Foto de Márcio Cabral de Moura
Em muitos quintais, o espaço é limitado. Você pode precisar utilizar o mesmo espaço para diferentes atividades. Áreas de múltiplo propósito podem servir para o estar, lazer, esportes e serviço, cada coisa a seu tempo.

Artigo anterior: 5. Planejando seu jardim: Analise suas necessidades
Próximo artigo: 7. Planejando seu jardim: Faça esboços

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo