5. Planejando seu jardim: Avalie suas necessidades

Compartilhe:

Um playground pode ser uma idéia interessante para os filhos ou netos brincarem. Foto de Tomjoadboy

Um playground pode ser uma idéia interessante para os filhos ou netos brincarem.
Foto de Tomjoadboy

Agora é a hora de parar e pensar sobre como você deseja usar o espaço no seus planos de paisagismo. Você deseja uma área de estar ao ar livre? Como você vai usar este estar? Para refeições, churrascos ou banhos de sol? Um pátio, varanda, deque ou uma área gramada podem ser apropriados para estes e outros usos. Você deseja ter uma horta ou um pomar? Uma área para lazer ou esportes? Um canil? Um redário? Um belo maciço de flores? Você precisa listar todas as suas atividades os respectivos espaços requeridos.

Você quer atrair passarinhos ou outra fauna silvestre? Em caso positivo, planeje utilizar grupos de árvores e arbustos, incluindo espécies frutíferas e nectaríferas no seu projeto de paisagismo.

Você quer um jardim de baixa manutenção? Considere então ter um pequeno gramado, colocando árvores, arbustos e forrações em canteiros com cobertura morta e utilizando plantas perenes e que são bem adaptadas ao clima do local.

Se você planeja um mudança substancial no paisagismo para o futuro, como a colocação de uma piscina, uma edícula ou uma estufa por exemplo, reserve o espaço agora para não ter que derrubar ou transplantar árvores ou estruturas maiores depois.

Reflita sobre quanto você deseja gastar no paisagismo da sua casa. Muitos paisagistas recomendam investir pelo menos 10% do valor da casa no jardim entorno dela, embora um jardim aceitável possa ser feito com muito menos. Uma vez que você completar o seu plano, plantar e construir de fato o jardim pode se estender por muitos anos (e não há nada de errado nisso).

Tome cuidado com o orçamento de execução do jardim. Foto de Carlos Eduardo Jorge

Tome cuidado com o orçamento de execução do jardim.
Foto de Carlos Eduardo Jorge

Você pode reduzir os custos comprando plantas menores (ainda jovens) e planejando construir estruturas que você mesmo possa executar, para o patio, caminhos, deques, fontes, treliças, móveis, etc. Hoje em dia está bastante na moda o reaproveitamento de materiais também, como os pallets por exemplo.

Mesmo que seu orçamento possa limitar seu paisagismo, considere agora tudo o que você deseja, para realizar eventualmente, no seu projeto de paisagismo.

Artigo anterior: 4. Planejando seu jardim: Analise seu terreno
Próximo artigo: 6. Planejando seu jardim: As áreas úteis

Compartilhe:
Raquel Patro

Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.

Publicado em Paisagismo, Projetos e Design

Comentários

Newsletter

Receba grátis as novidades
do Jardineiro.net no seu e-mail

Seja nosso fã

Visite o perfil de Jardineiro.net no Pinterest.