16 Tarefas de Outono para o Jardim

1. Faça uma limpeza nos canteiros de flores anuais. Muitas floríferas anuais já terminaram o seu ciclo de florescimento a esta altura do ano. Assim, este é o momento para arrancá-las e limpar os canteiros, prevenindo o aparecimento de pragas e doenças no jardim. Se você acha que as plantas ainda estão em boas condições, uma boa poda de limpeza, que remova flores velhas, pode ser o suficiente para estimular mais uma floração.

Limpe as folhas e realoque-as em local adequado. Elas são uma riqueza. Jamais queime ou coloque fora. Foto de Jonh Oward
Limpe as folhas e realoque-as em local adequado. Elas são uma riqueza. Jamais queime ou coloque fora. Foto de Jonh Oward
2. Divida as touceiras de plantas perenes (mas não mexa naquelas que florescem agora). Aproveite que as temperaturas ainda não estão baixas para dividir touceiras de forrações, folhagens e floríferas que não florescem nesta época. As temperaturas amenas do outono favorecem o enraizamento das plantas.

3. Limpe seu jardim O outono é uma boa época para podas de limpeza. Assim, inspecione arbustos e árvores e busque por ramos mortos e doentes. Mas tenha cuidado e atenha-se a estes ramos apenas. Podar além disso, irá estimular novas brotações, o que não é interessante para o período.

4. Analise seu solo Ao contrário do que se pode pensar, os testes de solo costumam ser muito baratos. Aproveite o período e colete uma boa amostra de solo do seu jardim. Encaminhe para o laboratório mais próximo, que pode ser da universidade, dos órgãos de extensão rural ou particulares. Com o resultado em mãos, não perca tempo e vá logo seguindo a recomendação, principalmente quanto à calagem e acréscimo de matéria orgânica. Assim, seu jardim estará com o pH equilibrado para a chegada da primavera, já que o calcário demora alguns meses para neutralizar a acidez.

5. Fertilize Há quem diga que não se deve fertilizar as plantas no outono. No entanto, o que devemos evitar são os adubos ricos em nitrogênio, que estimulam o crescimento de novas folhas. Ao invés disso, concentre-se nas raízes. Adube com fertilizantes ricos em fósforo e potássio, fortalecendo raízes e caules, antes da chegada do inverno.

6. Adicione composto ao solo Adicionar composto orgânico agora é uma excelente opção, principalmente para os solos mais podres e em locais onde o inverno não é excessivamente úmido. O composto adicionado agora dura mais tempo, além disso, ele eleva a temperatura do solo, incrementa a fertilidade e protege as raízes contra o frio. Evite adicionar muito composto agora se o seu jardim tende a ficar muito úmido no inverno e suscetível a doenças fúngicas e ataques de lesmas.

O áster é uma espécie que floresce no período. Foto de Lotus Johnson
O áster é uma espécie que floresce no período. Foto de Lotus Johnson
7. Plante flores anuais de outono Agora é o momento de cultivar floríferas anuais que florescem nesta época e no início do inverno. Visite a floricultura mais próxima e veja as opções. Aproveite que os canteiros já estão limpos das flores de verão.

8. Alimente os pássaros e abelhas Se você é apicultor, sabe que as abelhas vão ter menos alimento a partir de agora. Faça sua última colheita de mel e alimente-as com um substituto adequado. Da mesma forma, atraia as aves para o seu jardim, fornecendo alimento para elas nesta época, onde néctar, frutas frescas e sementes podem começar a rarear.

9. Plante árvores e arbustos dando às plantas pelo menos seis semanas antes das temperaturas ficarem realmente baixas. Como o outono é mais ameno, elas tem menor chance de se desidratarem, e ainda tem um tempo favorável a um bom enraizamento antes do inverno. Efetue o transplante em dias frescos, preferencialmente nublados.

10. Rastele as folhas Mantenha o jardim arejado e limpo, rastelando o excesso de folhas. Essas podem ser realocadas sobre canteiros, onde a terra esteja exposta, agindo como cobertura morta. Ou podem ir para a pilha de compostagem, onde se transformarão em um excelente adubo natural. Remova completamente as folhas se o seu jardim for suscetível a lesmas e caracóis, assim como doenças fúngicas, como a ferrugem ou o oídio.

11. Colha os bulbos de verão (dálias, copos-de-leite-coloridos, etc) É hora de mexer nos bulbos e tubérculos, desenterrando, limpando e guardando os mesmos para o plantio na primavera. Guarde-os depois de limpos e secos à sombra, em local fresco, arejado, preferencialmente em saquinhos de papel pardo ou caixas de papelão. Inspecione quinzenalmente à procura de pragas e doenças. Evite amontoar muitos bulbos na mesma embalagem.

12. Reduza as regas No outono a necessidade de água é reduzida. Assim, vá acostumando as plantas, diminuindo gradativamente o volume de água das regas e espaçando a frequencia das regas. Desta forma elas tem tempo de se adaptar. Aproveite para fazer uma boa limpeza no seu sistema de irrigação.

13. Colha sementes, flores e ervas para desidratar As flores que foram polinizadas na primavera e verão estão provavelmente cheias de frutos. Aproveite a ocasião para colher as sementes e guardá-las bem identificadas para a próxima primavera. O outono é ideal para desidratar flores e ervas também. Corte os raminhos, junte em pequenos buquês e pendure-os de cabeça para baixo em local arejado. Em poucos dias estarão bem secos e prontos para guardar.

Faça uma boa colheita no seu jardim de ervas e desidrate os raminhos para usar o ano todo. Foto de Caitlin Regan
Faça uma boa colheita no seu jardim de ervas e desidrate os raminhos para usar o ano todo. Foto de Caitlin Regan
14. Areje o gramado É natural que os gramados fiquem compactados com o tempo, principalmente se estão sujeitos a um intenso pisoteio. Desta forma, é importante arejá-lo e escarificá-lo de tempos em tempos, embora essa não seja uma prática muito difundida no Brasil, em detrimento de outras condenáveis como a cobertura com terra por exemplo. É possível arejar o gramado de uma forma caseira, se ele não for muito extenso, utilizando-se de botas com pregos, assim como garfos e ancinhos. Para áreas maiores é possível contratar um empresa especializada que conte com arejadores de lâminas, bastante efetivos.

15. Cubra a piscina e espelhos d’água Jamais deixe água parada e exposta no jardim. Nessa época caem muitas folhas, que podem provocar a eutrofização dos cursos d’água, provocando mau cheiro e aspecto. Além disso é uma época importante no controle do mosquito da dengue. Se ainda for usar a piscina, siga tratando normalmente, caso contrário proteja-a com lona adequada e evite problemas futuros.

16. Compre plantas. O outono costuma ser a estação em que as floriculturas e garden centers fazem liquidações de seu estoque. Não deixe de conferir e aproveitar para comprar plantas que estejam em boas condições. Os preços costumam compensar.

Facebook_tarefas_de_outono

tarefas_outono_jardim

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo